4 nov

3 riscos para a saúde do trabalhador em um escritório não ergonômico

Pode parecer bobagem, mas ter um escritório bem elaborado e equipado com os móveis certos influencia muito na performance do trabalhador. Especialmente para trabalhadores que passam muitas horas sentados, porque, a longo prazo, a falta desses itens em sua rotina pode acarretar problemas sérios de saúde.

Na maioria dos casos, a produtividade é o primeiro fator perceptível que sofre prejuízos. Caso medidas não sejam tomadas, a falta de equipamentos ergonômicos como cadeiras adequadas, apoios para pés e pulsos, mousepads e suportes para PCs, por exemplo,  podem gerar inúmeras situações de risco e trazer prejuízos maiores para a empresa.

A seguir, confira 3 riscos que sua equipe corre caso o ambiente de trabalho não seja planejado ergonomicamente:

1. Problemas com o peso

Quanto mais tempo uma pessoa passa sentada, maiores são as chances de acumular massa corporal. Se a pessoa não tem o costume de levantar várias vezes durante o dia para esticar as pernas, caminhar pela sala ou até mesmo fazer alongamentos pequenos, ela se sente menos disposta a “sair do lugar” por qualquer outro motivo além das tarefas essenciais do escritório.

2. Circulação sanguínea prejudicada

Quando estamos sentados, as pernas dobradas acabam dificultando a circulação sanguínea para os membros inferiores – por isso a necessidade de levantar às vezes durante o trabalho. Os problemas mais comuns são inchaço nas pernas, dores e varizes.

3. Má postura

Mesmo sentados, o nosso corpo sente a fadiga por manter a mesma posição por muito tempo. Com isso, a distribuição do peso não é igual e a sobrecarga na posição da coluna é a “solução” mais comum. A pressão entre os discos vertebrais aumenta, causando dores nas costas.

Author:
Tags: , , , ,

POSTS RELACIONADOS

16 abr

3 dicas definitivas para melhorar a ergonomia no local de trabalho

O estudo do ambiente e o investimento na saúde dos colaboradores são peças-chave para o sucesso do seu projeto.

Leia mais
8 jun

5 riscos ergonômicos a evitar na sua empresa

Saiba o que são os riscos ergonômicos e confira o que fazer para prevenir cinco situações comuns que ameaçam as organizações.

Leia mais
17 nov

Atenção aos riscos de trabalho no escritório

Ainda que não apresente os mesmos perigos do chão de fábrica, o escritório pode, sim, prejudicar a saúde do trabalhador.

Leia mais