
5 cuidados que você deve ter com sua mesa de trabalho
As longas horas de trabalho se tornaram normal para os funcionários brasileiros, que são considerados os que mais fazem hora extra em todo o mundo. Isso é o que mostra uma pesquisa da Regus, que também explica que o grande “vilão” por isso são o grande volume de trabalho e o amor dos brasileiros por sua profissão.
E passando tanto tempo assim no escritório faz com que os almoços, lanches e até jantares sejam feitos na mesa do escritório – o que não contribui em nada para a ergonomia da equipe.
Por isso, listamos alguns cuidados que você pode ter com sua mesa do escritório, evitando os perigos tanto para a saúde quanto para sua organização no trabalho:
1. Posição do monitor
Sabia que uma iluminação inadequada pode prejudicar a saúde física e psicológica do funcionário? A exposição à ambientes excessivamente iluminados é tão prejudicial quanto olhar para o sol, por exemplo.
A dica é posicionar sua estação de trabalho de forma que a luz entre lateralmente no ambiente.
2. Evite as refeições à mesa de trabalho
Segundo estudo da Universidade do Arizona (EUA), as mesas de trabalho chegam a ter 400 vezes mais bactérias que assentos sanitários, devido à gordura das mãos e resíduos acumulados no teclado e mouse – e isso só ajuda mais ainda o desenvolvimento de germes e sujeira, que já são comuns para esse ambiente.
Além disso, o ato de comer na mesa faz com que você não se levante e saia do ambiente, o que prejudica o exercício necessário para o corpo. Outro malefício é que, ao ficar recluso no escritório, você perde a oportunidade de pegar aquela vitamina D, vinda do sol e dos raios solares que estimulam o organismo a produzir a serotonina.
3. Preste atenção nos produtos que você a limpa
A limpeza da mesa de trabalho também precisa de atenção: os produtos que a deixam muito brilhante (e, consequentemente, com reflexo) podem causar cansaço nos olhos, por exemplo.
4. Organize-a todos os dias
Você pode até espalhar papéis, bloco de notas e lanchinhos na mesa durante o dia, mas ao final do expediente, organize e limpe para encontrar tudo em ordem no dia seguinte e começar a trabalhar sem estresse.
5. Dica bônus: cuide dela como se fosse sua
E isso significa os cuidados básicos que você tem com o mobiliário da sua casa: usar porta-copos para não deixar a mesa marcada, não riscá-la, manchá-la ou até sentar nela. Essas pequenas atitudes fazem com que o produto tenha uma vida útil maior e seja mais saudável para você.
Author: Prolabore
Tags: ergonomia no trabalho, saúde e prevenção de doenças