2 set

5 dicas para ter um ambiente de trabalho saudável

É comum que um ambiente de trabalho abriga diferentes pessoas, cada uma com as suas necessidades e o seu jeito de pensar. E conciliar todas essas opiniões e necessidades não é uma tarefa fácil. Por isso, reunimos algumas dicas que podem contribuir muito para tornar o ambiente de trabalho um lugar mais saudável. Confira:

1. Liderança

O primeiro passo para ter um ambiente de trabalho saudável é preocupar-se com os colaboradores. Eles são os responsáveis por boa parte dos resultados da sua empresa e, por isso, precisam ser valorizados. Portanto, seja um bom líder, dê bons exemplos, estimule os profissionais a darem o melhor de si, ajude-os em suas dificuldades e, principalmente, permita que eles descubram do que são capazes.

2. Ferramentas

De nada adianta incentivar a equipe a trabalhar em busca de bons resultados se a empresa não oferecer as devidas ferramentas e não estimular a qualificação dos profissionais para que eles consigam exercer as suas tarefas da melhor maneira. Portanto, lembre-se que é importante permitir que a sua equipe trabalhe com autonomia, mas também é essencial que ela tenha condições de alcançar o sucesso.

3. Erros

O erro faz parte da vida, pois só não erra quem não age. Nesse sentido, é fundamental procurar compreender o que levou um colaborador a errar e ajudá-lo em qualquer dificuldade que ele possa ter. Além disso, também é fundamental que os líderes admitam os seus próprios erros e trabalhem para melhorar os seus pontos fracos. Transparência e confiança é uma união que dá muito certo na relação entre empresa, gestor e equipe.

4. Relacionamento

Um bom ambiente de trabalho também é construído a partir do bom relacionamento entre os colegas. Além de se relacionar bem com a sua equipe, o líder deve trabalhar de forma a integrar os colaboradores, despertando neles o senso de generosidade. Dessa forma, fica mais fácil mostrar à equipe a importância de confiar nos colegas a auxiliá-los sempre que for preciso. Um bom relacionamento entre a equipe é a peça-chave para se alcançar resultados positivos.

5. Ergonomia

Más condições de iluminação, ruídos perturbadores e frequentes, temperatura muito quente ou muito fria e mobiliário que não condiz com a tarefa exercida pelo trabalhador estão entre os principais causadores de problemas de saúde. Nesse sentido, é fundamental que a empresa ofereça as devidas condições ergonômicas para que o colaborador consiga ser satisfatoriamente produtivo. No caso de quem trabalha em escritório, itens como cadeiras ajustáveis, apoio de mouse com suporte para o punho, apoio para os pés e suporte de notebook podem contribuir muito para que a saúde do profissional não seja colocada em risco.

Author:

POSTS RELACIONADOS

15 set

3 medidas para construir o ambiente de trabalho ideal

O que caracteriza um ambiente profissional ideal para se trabalhar? Como criar um espaço onde os funcionários sintam-se bem para exercer suas funções?

Leia mais
3 mar

Atenção à saúde reduz as faltas no trabalho

Pesquisa mostra que ações de segurança e ergonomia ajudam nas faltas

Leia mais
3 fev

Conheça estratégias para manter a saúde no trabalho

Uma pesquisa global mostrou que as empresas estão mais preocupadas em oferecer qualidade de vida aos colaboradores

Leia mais