8 mar

6 dicas ergonômicas para melhorar seu ambiente de trabalho

Você já percebeu que tudo o que é feito com conforto tem um resultado melhor? Assim como tudo o que é feito em harmonia?

Para atingir bons rendimentos profissionais não poderia ser diferente. Por isso, a ergonomia, ou seja, as práticas que aperfeiçoam os ambientes de trabalho e ajudam os trabalhadores a explorar suas potencialidades, é uma ferramenta imprescindível para as empresas.

Pensando nisso,  separamos sete práticas ergonômicas para você incorporar no seu dia a dia.

 

 

     Fique atento à qualidade e funcionalidade dos móveis

 

No ambiente de trabalho é essencial que haja uma preocupação em relação ao mobiliário. As mesas devem ter altura proporcional às atividades a serem desenvolvidas.  Exemplo disso é para trabalho pesados, que a bancada deve estar alinhada à cintura do trabalhador. Já para os leves, o nível a ser seguido é o dos cotovelos.

Cadeiras que oferecem ajustes personalizados como altura do encosto e apoio para os braços, por exemplo, são essenciais para quem trabalha muitas horas sentado. Os encostos braçais ajudam a aliviar a tensão dos ombros e da coluna cervical. Além disso, os revestimentos nos assentos ajudam na circulação. Logo, é necessário investir na qualidade dos móveis que irão compor o ambiente laboral.

 

Leia mais Estações de trabalho: mobiliário ergonômico ajuda na organização do espaço

 

 

     Busque peças que auxiliam a postura

 

É importante prestar atenção na postura. O ideal é a coluna do trabalhador formar 90° com o encosto da cadeira e os pés estarem totalmente encostados no chão. Não é aconselhável  ficar muito tempo parado em apenas uma posição ou fazendo o mesmo movimento por muito tempo. Assim, fazer pequenos intervalos durante uma tarefa e outra ajuda no rendimento.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as dores nas costas incapacitam fisicamente 50% das pessoas. Por isso, montar um ambiente de trabalho focado na saúde corporal dos funcionários é relevante não só pela saúde dos contratados, mas também para evitar futuras perdas.

 

Leia mais Como a postura pode afetar seu humor?

 

 

 

     Ajude os colaboradores a organizar seus objetos

 

Os objetos devem sempre estar perto do usuário. Assim, é importante que o funcionário possa estar com o teclado e o mouse próximos ao corpo. Isso se aplica também para blocos de anotações, telefone, canetas, grampeadores, ou seja, todo o tipo de material presente na mesa de trabalho. O aconselhado é o trabalhador não precisar esticar o tórax nem torcer o tronco. Além disso, os objetos pesados devem ser guardados nas gavetas mais altas para evitar o sobrepeso de quem vai carregá-los. Dessa forma, o planejamento do espaço laboral passa pelos pequenos detalhes como a disposição dos materiais.

 

Veja também Organize sua mesa de trabalho de forma ergonômica

 

 

     Computador precisa ser aliado da postura

 

A relação entre usuário e máquina deve ser amigável. Logo, algumas práticas ajudam a interação saudável. A altura dos olhos é quem dita a altura do computador. A linha superior da tela nunca deve estar acima do olhar do indivíduo, mas sim formar um ângulo de 45° com os olhos. Para regular isso, um suporte de monitor é uma boa opção. Aqui também retorna a importância de uma cadeira com ajustes e uma mesa bem alinhada.

 

Leia mais

Uso ergonômico de notebook

Posicione corretamente o computador no trabalho em 3 passos

 

 

     Cuide com carinho da iluminação

 

A iluminação é fator importante para um bom ambiente de trabalho. Nem muito claro, nem muito escuro, a luminosidade deve ser dosada para não prejudicar a visão de quem está trabalhando. O ambiente de trabalho deve ser iluminado de forma uniformemente distribuída e difusa, evitando ofuscamentos e reflexos.

 

Leia também

A importância da iluminação em um ambiente de trabalho ergonômico

Por que me preocupar com a iluminação do ambiente de trabalho?

 

      Empresa integrada

 

Para que todas essas medidas sejam postas em prática, é preciso que a empresa esteja ciente da importância das práticas ergonômicas. Dessa forma, os gestores devem elaborar metas e comunicar os processos que serão utilizados.

Os supervisores devem incentivar os funcionários a pôr em exercício a filosofia laboral. Uma ação importante é promover treinamentos sobre bom hábitos e práticas ergonômicas. Oferecendo essa aprendizagem, é interessante identificar os possíveis problemas que uma má ergonomia pode causar e conscientizar os colaboradores dos benefícios ergonômicos.

 

Saiba também

Mudanças na cultura das empresas e os novos ambientes de trabalho

 

A ProLabore oferece equipamentos ergonômicos de qualidade para tornar seu ambiente de trabalho mais confortável e produtivo. Confira nossos produtos no site www.pro-labore.com

 

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

27 jul

A importância do profissional de ergonomia

A promoção da saúde do colaborador e, logo, o aumento da produtividade e a diminuição do absenteísmo estão entre as contribuições deste profissional

Leia mais
24 jun

A importância da boa postura no combate à síndrome do impacto

Síndrome é a causa mais comum da bursite e da tendinite

Leia mais
2 dez

Aumente a produtividade da sua empresa, aposte na ergonomia

Invista em móveis que auxiliam no desempenho da equipe

Leia mais