14 abr

A sua sala de reunião com ergonomia: saiba como ter o ambiente ideal para receber os seus clientes

Hoje, um bom ambiente de trabalho vai além de mesas, cadeiras e equipamentos eletrônicos. É preciso pensar também no conforto e bem-estar dos usuários, tanto nos escritórios quanto nas áreas comuns, como as salas de reunião.  

Os ambientes de discussão de ideias precisam ser planejados com o mesmo (ou até mais) cuidado do que as estações de trabalho. Enquanto essas últimas tem um padrão de uso previsível (número de horas, tarefas exercidas, etc), os primeiros podem ser usados de diversas formas, por um número variável de pessoas, por períodos diferentes.  

Confira algumas dicas para adaptar o mobiliário à proposta do seu ambiente – e não o contrário:

Tempo médio das reuniões

Ao planejar o ambiente de reuniões, pense no tempo médio dos encontros que serão realizados ali. Reuniões longas pedem mobiliário adaptável aos usuários. As cadeiras, por exemplo, precisam ser ergonômicas, com ajuste de altura, braços e, no mínimo, serem giratórias. Isso permite que os participantes foquem no encontro por estarem fisicamente relaxados.

Salas para encontros rápidos, por outro lado, são mais produtivas se tiverem mobiliário fixo, que não dispersa a atenção dos usuários com ajustes e movimentação o corpo.

Luminosidade

O conforto visual é um item importantíssimo da ergonomia. De forma geral, em salas de reunião é preciso estar atento à luminosidade da sala e à posição de equipamentos, como telões, em relação às janelas.

A luz direta sobre a tela prejudica a leitura e cansa os olhos. Para evitar esse problema, lance mão de cortinas e persianas e pense bem na disposição da iluminação artificial. Quanto à luminosidade geral da sala, busque um nível confortável de incidência de luz, usando recursos como cortinas, persianas, paredes mais claras ou mais escuras e complementação com iluminação artificial.

Tecnologia

Hoje, não é mais possível pensar em um ambiente ergonômico sem prever o uso de diferentes tecnologias. Um bom projeto de sala de reuniões precisa prever tomadas em número suficiente e em locais acessíveis (nada pior do que ver seu cliente de quatro pés sob a mesa tentado achar um ponto de energia), acesso à internet de qualidade, projetores e ferramentas de comunicação, como equipamentos para conference call.

Assentos

Quanto aos assentos, é essencial oferecer opções ergonômicas para os seus convidados. A Prolabore possui, em seu catálogo, cerca diversas opções de cadeiras para salas de reuniões com apoio lombar, para a proteção da coluna; ajuste de altura do assento, para garantir o conforto das pernas; e apoio para as mãos, tornando ações que não envolvam o uso de teclado e mouse mais dinâmicas e confortáveis.

Author:
Tags: , , , ,

POSTS RELACIONADOS

8 jun

5 riscos ergonômicos a evitar na sua empresa

Saiba o que são os riscos ergonômicos e confira o que fazer para prevenir cinco situações comuns que ameaçam as organizações.

Leia mais
17 nov

Atenção aos riscos de trabalho no escritório

Ainda que não apresente os mesmos perigos do chão de fábrica, o escritório pode, sim, prejudicar a saúde do trabalhador.

Leia mais
26 jan

Cadeira de escritório: como escolher o modelo ideal

Um dos móveis mais importantes em um ambiente de trabalho são as cadeiras. Por isso, é preciso encontrar o modelo ideal para compor o escritório.

Leia mais