4 mar

Atentar para a postura durante estudos evita lesões

Com o período de volta às aulas é sempre importante lembrar que o ambiente de estudos deve estar adequado ergonomicamente. Alguns cuidados relacionados à postura e escolha de materiais de escritório como cadeiras por exemplo são importantes da prevenção de cansaço físico, a dor postural e a má circulação. Evitar esses incômodos provenientes do desgaste do corpo auxilia inclusive na melhora da concentração.

Para isso, o ideal é estudar sentado em uma cadeira regulável, em frente a uma mesa com altura compatível e manter uma postura ereta. Além disso, é importante evitar ler ou escrever com a cabeça apoiada na mão, com o tronco para frente. Nessa postura, há um maior gasto energético do corpo e promove mais dores. Se o estudante está numa posição desconfortável, ele acaba se mexendo mais vezes e vai perdendo a concentração.

Algumas dicas podem melhorar a postura do estudante e consequentemente sua produtividade:

– Procurar ter uma cadeira ajustável, na qual você possa manter os pés apoiados no chão. Caso não seja possível, utilize apoios para os pés;

– Manter o tronco sempre encostado na cadeira;

– Deixar os cotovelos apoiados sobre a mesa num ângulo reto;

– Posicionar teclado e monitor em frente ao estudante. A altura do monitor deve estar alinhada à altura dos olhos. Se estiver acima gera cansaço e se estiver muito baixa há um desgaste no pescoço;

– Atentar para que a distância entre o estudante e o monitor seja maior ou igual a um braço de distância.

Author:
Tags: , , ,

POSTS RELACIONADOS

25 nov

Fique atento à postura das crianças no computador

Cuidados previnem o desenvolvimento de doenças na vida adulta

Leia mais
9 jun

Atingindo a postura correta com ergonomia

Devemos aliar conforto físico à preservação da nossa saúde, então investir na ergonomia no trabalho para atingir a postura correta é fundamental.

Leia mais
5 jan

3 dicas para passar as férias sem dores no corpo

Para realmente aproveitar o tempo de pausa da jornada de trabalho e das obrigações diárias, é preciso buscar ao longo do ano manter a saúde do seu corpo.

Leia mais