2 jun

Aumentando a produtividade dos seus funcionários com ergonomia

A ergonomia pode se tornar a principal aliada de quem visa o aumento de produtividade em seu ambiente laboral. Afinal, a otimização do trabalho é uma das principais formas de demonstrar a valorização do profissional – aumentando o moral da equipe – e, ainda, proporcionar maior qualidade de vida ao corpo de funcionários.

Nas longas horas de trabalho, cadeiras com assentos ergonômicos ajudam na manutenção da postura correta, reduzindo a fadiga e o estresse nos ambientes corporativos. Ao mesmo tempo, utensílios como os suportes para monitores – que facilitam o ajuste da tela – também colaboram neste processo.

Pernas e braços devem ficar alinhados sem causar esforço muscular, e o acesso confortável aos itens fundamentais para o trabalho deve ser garantido no dia-a-dia. Você deve levar em consideração o período que o funcionário passa sentado no escritório: intervalos regulares e exercícios de alongamento podem colaborar na sensação de bem-estar e na preservação da saúde.

Trata-se de um raciocínio lógico muito simples: uma pausa de 15 minutos a cada duas horas, por exemplo, pode fazer com que o funcionário desempenhe a sua função mais relaxado e, portanto, com muito mais tranquilidade – aumentando, assim, a sua produtividade. E nada de jornadas alongadas: como já abordamos aqui no blog, o excesso de tempo no trabalho não representa, necessariamente, um índice de produtividade maior.

Lembramos, ainda, que um ambiente de trabalho ergonômico não é feito somente de mobiliários. Assim como o posicionamento das estações de trabalho, a iluminação do local e as cores utilizadas no escritório influem diretamente no bem-estar dos funcionários. É preciso pensar nos detalhes para contemplar todos os itens fundamentais da ergonomia nos ambientes de trabalho e, desta forma, atingir o ideal de produtividade pretendido por meio dela.

Saúde mental, física e econômica

Entre os recursos ergonômicos, não podemos esquecer da prevenção das doenças ocupacionais, como as LERs/DORTs. Desta forma, sua empresa transforma o investimento em itens ergonômicos em ganhos a partir da redução nos gastos com afastamentos por questões de saúde laboral.

Portanto, valorize os seus profissionais e aposte na ergonomia! Desta forma, você garante a produtividade de cada indivíduo no escritório por meio da manutenção de um ambiente saudável e, consequentemente, o aumento do bem-estar e qualidade de vida de quem trabalha para você.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

20 abr

O papel da ginástica laboral na prevenção de LER/DORT

Conheça as vantagens de promover práticas como a ginástica laboral e compor o ambiente de trabalho com ergonomia.

Leia mais
18 ago

Call center: dicas para aumentar a produtividade da equipe

Comandar uma grande equipe de trabalho que realiza tarefas quase sem descansar durante o dia inteiro pode ser um grande desafio para o gestor de um call center.

Leia mais
20 out

Ergonomia auxilia na prevenção da lombalgia

Estudo revela que dores na lombar e na cabeça estão entre as principais dores crônicas no Brasil.

Leia mais