
Aumentando a produtividade dos seus funcionários com ergonomia
A ergonomia pode se tornar a principal aliada de quem visa o aumento de produtividade em seu ambiente laboral. Afinal, a otimização do trabalho é uma das principais formas de demonstrar a valorização do profissional – aumentando o moral da equipe – e, ainda, proporcionar maior qualidade de vida ao corpo de funcionários.
Nas longas horas de trabalho, cadeiras com assentos ergonômicos ajudam na manutenção da postura correta, reduzindo a fadiga e o estresse nos ambientes corporativos. Ao mesmo tempo, utensílios como os suportes para monitores – que facilitam o ajuste da tela – também colaboram neste processo.
Pernas e braços devem ficar alinhados sem causar esforço muscular, e o acesso confortável aos itens fundamentais para o trabalho deve ser garantido no dia-a-dia. Você deve levar em consideração o período que o funcionário passa sentado no escritório: intervalos regulares e exercícios de alongamento podem colaborar na sensação de bem-estar e na preservação da saúde.
Trata-se de um raciocínio lógico muito simples: uma pausa de 15 minutos a cada duas horas, por exemplo, pode fazer com que o funcionário desempenhe a sua função mais relaxado e, portanto, com muito mais tranquilidade – aumentando, assim, a sua produtividade. E nada de jornadas alongadas: como já abordamos aqui no blog, o excesso de tempo no trabalho não representa, necessariamente, um índice de produtividade maior.
Lembramos, ainda, que um ambiente de trabalho ergonômico não é feito somente de mobiliários. Assim como o posicionamento das estações de trabalho, a iluminação do local e as cores utilizadas no escritório influem diretamente no bem-estar dos funcionários. É preciso pensar nos detalhes para contemplar todos os itens fundamentais da ergonomia nos ambientes de trabalho e, desta forma, atingir o ideal de produtividade pretendido por meio dela.
Saúde mental, física e econômica
Entre os recursos ergonômicos, não podemos esquecer da prevenção das doenças ocupacionais, como as LERs/DORTs. Desta forma, sua empresa transforma o investimento em itens ergonômicos em ganhos a partir da redução nos gastos com afastamentos por questões de saúde laboral.
Portanto, valorize os seus profissionais e aposte na ergonomia! Desta forma, você garante a produtividade de cada indivíduo no escritório por meio da manutenção de um ambiente saudável e, consequentemente, o aumento do bem-estar e qualidade de vida de quem trabalha para você.
Author: Prolabore
Tags: ambiente de trabalho, ergonomia no trabalho, qualidade de vida