9 set

Como ser produtivo trabalhando em casa

O trabalho no estilo home-office é desejado por muitos profissionais. Isso porque, muitas vezes, esse trabalho permite que a pessoa faça seus próprios horários, sinta-se mais livre para fazer outras tarefas pessoais e passe o dia em um ambiente mais confortável.

Porém, trabalhar em casa pode ter as suas armadilhas, como as distrações que a TV, o bichinho de estimação ou a cama podem proporcionar. Portanto, reunimos algumas dicas do que você pode fazer para evitar essas distrações e ser mais produtivo, mesmo trabalhando em casa. Confira:

Separe o espaço pessoal do profissional

Imagine que você teve um dia de trabalho cansativo, cheio de tarefas. Se, ao final desse dia, você não conseguir sair do mesmo ambiente, a sensação pode ser bem desagradável. Por isso, procure separar fisicamente o ambiente de trabalho do seu espaço pessoal. Evite trabalhar no quarto, por exemplo. O ideal é que você monte o seu home-office em uma sala separada. Assim, quando a rotina de trabalho chegar ao fim, você poderá passar o seu tempo livre em um ambiente diferente.

Evite passar o dia de pijama

Assim como a separação física dos ambientes é importante, a mudança de roupa também é. Trocar de roupa antes e depois do trabalho ajuda a identificar que você está em um momento diferente do dia. Além disso, o ritual de arrumar a cama, tomar café da manhã e trocar de roupa contribuem para que o seu corpo desperte para as outras atividades da sua rotina.

Organize a sua alimentação

É comum que, ao passar o dia em casa, a vontade de comer com mais frequência e comidas menos saudáveis apareça. Por isso, é importante evitar ter alimentos muito doces e gordurosos em casa. Na hora das compras, procure dar preferência à comida de verdade, como frutas, verduras, carnes e grãos. Outra dica útil e rápida é que você cozinhe em grande quantidade e congele pequenas porções. Assim, a cada refeição, é só descongelar o que você irá consumir sem perder muito tempo.

Saiba parar de trabalhar

Como já falamos, uma das vantagens de trabalhar em casa são os horários flexíveis. Nesse sentido, fazer uma pausa no meio do dia, seja para assistir a um filme, seja para ir ao supermercado não faz mal nenhum. Muito pelo contrário. Descansar contribui para que você seja mais produtivo. É claro que é preciso controlar o tempo para não passar o dia olhando TV ou perder os prazos de entrega dos trabalhos. Conseguir equilibrar o tempo de trabalho e de lazer é essencial.

Invista em um mobiliário ergonômico

Quando pegamos o ritmo de trabalho, em geral, ficamos horas a fio sentados em frente ao computador. Por isso, é fundamental investir em móveis ergonômicos, mesmo que o seu escritório seja em casa. Procure adquirir cadeiras ajustáveis ao seu biótipo e compre acessórios como suporte para notebook e apoio de mouse com suporte para o punho. Outra dica é passar um tempo em pé, circulando pelo ambiente de trabalho. Quando a saúde está em dia, o rendimento do trabalhador também é mais satisfatório.

Author:
Tags: , , , ,

POSTS RELACIONADOS

21 out

Home Office também exige condições seguras de trabalho

Organize o ambiente de trabalho na casa do profissional e evite acidentes

Leia mais
22 set

Por que me preocupar com a iluminação do ambiente de trabalho?

Um dos fatores básicos, que muitas vezes acabam não sendo preocupação para o gestor de uma empresa, é a iluminação do ambiente profissional.

Leia mais
11 ago

Posicione corretamente o computador no trabalho em 3 passos

Por incrível que pareça, o maior índice de afastamentos do trabalho está nas empresas onde os colaboradores trabalham sentados em frente ao computador.

Leia mais