
Conheça os benefícios da ergonomia em bibliotecas
Por ser um estudo que traz contribuições às práticas profissionais, a ergonomia não se limita somente aos escritórios. Quando aplicada nos demais espaços de trabalho, a produtividade que pode chegar a 90%. É a conclusão de uma pesquisa intitulada “A ergonomia e o ambiente de trabalho: reflexões sobre as contribuições ergonômicas em bibliotecas”, que mostra como fatores ergonômicos ajudam a melhorar este tipo de ambiente, não só para os visitantes como também para os profissionais que trabalham no local.
Por se tratar de um ambiente que requer boas condições para que os usuários possam estar dispostos a desenvolver as suas atividades, a pesquisa indicou quais fatores físicos podem ser aplicados em bibliotecas: mobiliário, acústica, temperatura, umidade, ventilação, pisos e revestimentos.
Em relação ao mobiliário da biblioteca, as mesas e cadeiras devem ajudar distrações relacionadas à postura e ao conforto. Assim, é recomendável a utilização de cadeiras com suportes para lombar móvel, estofados que não sejam nem duros ou macios demais e além de regulagem para ajustar os braços e a altura. As mesas e balcões devem ser pensados para permitir a acomodação e conforto para todos, incluindo suportes especiais para portadores de necessidades.
Benefícios aos usuários, benefícios ao ambiente
Além de contribuírem para aproveitar melhor o espaço, os fatores ergométricos auxiliam na preservação do material da biblioteca. No caso dos móveis, as cadeiras e mesas com suportes de metal não apresentam frestas, impedindo o acúmulo de poeira e de insetos.
A ventilação também é um fator com diversos benefícios. Além garantir conforto térmico aos usuários, independente da estação, ela também é utilizada para reduzir o aparecimento de pragas. Assim, a localização do equipamento de climatização deve ser feita levando em consideração estes fatores.
Author: Prolabore
Tags: qualidade de vida, saúde e prevenção de doenças