1 jul

Conheça os benefícios da ginástica laboral

Diante dos benefícios apresentados pela inserção de práticas ergonômicas nos ambientes de trabalho, as empresas estão em busca de alternativas para melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, o desempenho dos funcionários.

Além de substituir os móveis convencionais pelos ergométricos, outra medida que vem sendo aplicada é a ginástica laboral, com o objetivo de oferecer aos colaboradores sessões de 5 a 10 minutos de exercícios de alongamento, que ajudam a prevenir doenças do trabalho e a condicionar os músculos para as atividades.

Há dois tipo de ginástica laboral que podem ser utilizadas. Uma delas é a ginástica preparatória, realizada antes ou no início do trabalho e constituída de aquecimentos e alongamentos que aumentam a circulação sanguínea e melhoram o relaxamento das articulações e tendões. Já a ginástica compensatória é feita na metade da jornada de trabalho, quando são realizados exercícios de descontração e relaxamento muscular com o objetivo de diminuir a fadiga e prevenir doenças crônicas relacionadas às tarefas exercidas.

 

Planejamento

 

Os programas de ginástica laboral devem ser elaborados de acordo com as características e necessidades de cada empresa. Eles são realizados a partir de uma avaliação sobre o ambiente de trabalho e o perfil dos colaboradores de diferentes setores de uma empresa, sempre respeitando a realidade e as condições do local.

Os seguintes critérios são determinantes para o sucesso da atividade:

  • Realizar um levantamento sobre o perfil da empresa, sobretudo em relação ao ramo de atividade e as diferentes tarefas exercidas pelos funcionários;
  • Inserir a ginástica de acordo com os horários e turnos da empresa. Caso necessário, é indicado que ela seja realizada em mais de um turno;
  • Verificar quais são os setores que apresentam maiores riscos em relação às atividades de trabalho;
  • Avaliar quais são as principais causas de afastamento e queixas frequentes para organizar as ações da ginástica.

 

Author:
Tags: ,

POSTS RELACIONADOS

2 set

5 dicas para ter um ambiente de trabalho saudável

As pessoas que ocupam o mesmo espaço de trabalho têm opiniões e necessidades diferentes

Leia mais
7 jul

4 alongamentos práticos para aliviar o desconforto no dia-a-dia

Trabalhar sentado por longos períodos de tempo em posição incorreta pode ser a causa de diversos problemas para o corpo.

Leia mais
5 dez

5 cuidados que você deve ter com sua mesa de trabalho

Listamos alguns cuidados que você pode ter com sua mesa do escritório, evitando os perigos tanto para a saúde quanto para sua organização.

Leia mais