1 jul

Conscientizar trabalhadores sobre saúde corporal evita possíveis lesões

Como já falamos aqui no blog, os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são geralmente ocasionados por esforços repetitivos, pressões rigorosas contra superfícies duras e má postura durante o período de trabalho. Ao longo dos anos, esses distúrbios vêm ocorrendo com mais frequência, levando inúmeras empresas a arcarem com as consequências de não prover as condições adequadas para seus funcionários exercerem suas funções.

Na maioria das vezes, os trabalhadores necessitam de um tempo específico para a cura da lesão, quando não acontecem danos permanente que podem ainda envolver a empresa em questões judiciais. Portanto, é de extrema importância que, para a produtividade de um negócio e a saúde dos envolvidos, seja desenvolvido um programa corporativo de conscientização corporal.

Dentre as ações propostas, a ginástica laboral é uma atividade que pode ajudar no bem-estar físico e psíquico dos trabalhadores, pois além de ser o momento onde os colaboradores podem realizar exercícios no próprio ambiente de trabalho, ela também indica qual o melhor movimento ou posição que o trabalhador deve buscar para evitar desconfortos.

A prática diária ajuda na prevenção de doenças causadas pelos DORT e ainda motiva mudanças nos hábitos posturais, despertando uma maior consciência em prol da saúde corporal.

Author:
Tags: , , ,

POSTS RELACIONADOS

8 jun

5 riscos ergonômicos a evitar na sua empresa

Saiba o que são os riscos ergonômicos e confira o que fazer para prevenir cinco situações comuns que ameaçam as organizações.

Leia mais
20 abr

O papel da ginástica laboral na prevenção de LER/DORT

Conheça as vantagens de promover práticas como a ginástica laboral e compor o ambiente de trabalho com ergonomia.

Leia mais
3 nov

Conheça as 6 doenças que mais levam ao afastamento do trabalho

Em alguns casos, o colaborador pode ficar meses sem conseguir exercer as suas atividades laborais.

Leia mais