
Desconforto no ar
Á medida que a população utiliza cada vez mais o avião como meio de transporte, as companhias aéreas precisam expandir a oferta de passagens. Entretanto, para atender ao aumento da demanda, as empresas vêm optando por aumentar o número de assentos por avião ao invés de aumentar a frota.
Com aviões cada vez mais lotados e com lugares reduzidos, os passageiros acabam ficando desconfortáveis ao longo das viagens. Além da liberdade para movimentar-se, a falta de espaço pode ocasionar riscos à saúde, desde lesões musculares até problemas relacionados à circulação sanguínea, principalmente em voos com duração acima de quatro horas.
O fator ergonômico
Com o objetivo de garantir maior conforto e satisfação dos passageiros, independente da duração da viagem, a Agência Nacional de Aviação Civil realizou recentemente uma análise sobre as condições ergonômicas das aeronaves. Constatou-se que existem diferentes requisitos ergonômicos que as companhias aéreas podem levar em consideração na hora de distribuir os assentos, desde a saúde do passageiro e os riscos causados pelo desconforto à concentração.
Para tornar o voo mais confortável, aqui vão umas dicas sugeridas por especialistas da área de ergonomia:
Mexa-se: é importante, sobretudo em voos longos, movimentar-se de alguma forma, seja para ir ao banheiro, interagir com alguém ou realizar algum tipo alongamento. Isso evita que as pernas fiquem inchadas e ajuda na circulação do sangue.
Escolha o lugar certo: dependendo o modelo do avião, há lugares onde há mais espaço entre os assentos ou que são mais confortáveis. Antes de mais nada, tente marcar o voo com antecedência, assim você poderá escolher um local adequado de acordo com as suas preferências. As poltronas próximas à saída de emergência são as mais confortáveis, pois possuem maior espaço para descansar as pernas. Já no fundo do avião não há como reclinar o assento, então se você prefere ter esta comodidade é melhor reconsiderar este lugar.
Author: Prolabore
Tags: qualidade de vida, saúde e prevenção de doenças