12 jun

Desconforto no ar

Á medida que a população utiliza cada vez mais o avião como meio de transporte, as companhias aéreas precisam expandir a oferta de passagens. Entretanto, para atender ao aumento da demanda, as empresas vêm optando por aumentar o número de assentos por avião ao invés de aumentar a frota.

Com aviões cada vez mais lotados e com lugares reduzidos, os passageiros acabam ficando desconfortáveis ao longo das viagens. Além da liberdade para movimentar-se, a falta de espaço pode ocasionar riscos à saúde, desde lesões musculares até problemas relacionados à circulação sanguínea, principalmente em voos com duração acima de quatro horas.

 

O fator ergonômico

Com o objetivo de garantir maior conforto e satisfação dos passageiros, independente da duração da viagem, a Agência Nacional de Aviação Civil realizou recentemente uma análise sobre as condições ergonômicas das aeronaves. Constatou-se que existem diferentes requisitos ergonômicos que as companhias aéreas podem levar em consideração na hora de distribuir os assentos, desde a saúde do passageiro e os riscos causados pelo desconforto à concentração.

Para tornar o voo mais confortável, aqui vão umas dicas sugeridas por especialistas da área de ergonomia:

Mexa-se: é importante, sobretudo em voos longos, movimentar-se de alguma forma, seja para ir ao banheiro, interagir com alguém ou realizar algum tipo alongamento. Isso evita que as pernas fiquem inchadas e ajuda na circulação do sangue.

Escolha o lugar certo: dependendo o modelo do avião, há lugares onde há mais espaço entre os assentos ou que são mais confortáveis. Antes de mais nada, tente marcar o voo com antecedência, assim você poderá escolher um local adequado de acordo com as suas preferências. As poltronas próximas à saída de emergência são as mais confortáveis, pois possuem maior espaço para descansar as pernas. Já no fundo do avião não há como reclinar o assento, então se você prefere ter esta comodidade é melhor reconsiderar este lugar.

Author:
Tags: ,

POSTS RELACIONADOS

6 out

10 dicas de ergonomia para quem trabalha com computador

São procedimento e hábitos simples, mas que podem fazer a diferença na prevenção de uma série de lesões.

Leia mais
2 set

5 dicas para ter um ambiente de trabalho saudável

As pessoas que ocupam o mesmo espaço de trabalho têm opiniões e necessidades diferentes

Leia mais
10 mar

4 medidas contra acidentes e doenças no ambiente de trabalho

Doenças de trabalho estão entre as estatísticas de acidentes registrados no Brasil

Leia mais