10 mar

Doenças ocupacionais são as maiores causadoras de morte no trabalho

As doenças profissionais continuam sendo as principais causas das mortes relacionadas com o trabalho. Das 2,34 milhões de mortes anuais relacionadas com trabalho, a grande maioria – cerca de 2,02 milhões – são causadas por doenças relacionadas com o trabalho. Isso representa uma média diária de 5.500 mortes.

Os principais causadores de doenças ocupacionais nas empresas são a falta de organização do trabalho, a má gestão que não observa o esforço físico, a repetitividade, as más posturas, metas inatingíveis, entre outros. A ausência de uma prevenção adequada das enfermidades profissionais tem profundos efeitos negativos não somente nos trabalhadores e suas famílias, mas também na sociedade em geral e na empresa, devido ao enorme custo gerado, principalmente com a perda de produtividade e a sobrecarga dos sistemas de seguridade social.

A maior causa de afastamento do trabalho é o desenvolvimento de LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), um tipo de lesão que não costuma ser grave e na maioria dos casos é totalmente curável. Porém, se o trabalhador permanecer exposto ao risco ergonômico sem tratamento ou com tratamento inadequado, a doença pode evoluir e gerar uma aposentaria por invalidez.

A OIT alerta que a prevenção é sempre mais eficaz e tem menores custos que o tratamento e a reabilitação. Todas as empresas devem tomar medidas para melhorar sua capacidade de prevenção das enfermidades profissionais ou relacionadas com o trabalho investindo, por exemplo, em uma assessoria de Ergonomia.  

Já o trabalhador, deve estar atento ao menor sinal de dor ou desconforto ao realizar atividades do seu dia a dia de trabalho. Caso sinta algum incômodo, o ideal é procurar assistência médica, pois se a doença for detectada no início a chance de cura é muito grande.

Author:
Tags: ,

POSTS RELACIONADOS

26 ago

2 em cada 3 trabalhadores dizem que estresse afeta saúde e qualidade de vida

69% dos trabalhadores afirmam que o trabalho é a maior fonte de estresse, segundo pesquisa

Leia mais
30 jun

3 dores causadas pela falta de ergonomia no trabalho – e como resolvê-las

Móveis mal projetados e ausência de ergonomia no trabalho causam problemas no ambiente profissional. Mas, reunimos 3 maneiras de resolvê-las.

Leia mais
10 mar

4 medidas contra acidentes e doenças no ambiente de trabalho

Doenças de trabalho estão entre as estatísticas de acidentes registrados no Brasil

Leia mais