24 fev

É possível queimar calorias no trabalho

É preciso levantar por um tempo ao longo do dia para reduzir os malefícios de ficar muito tempo sentado na mesma posição. E um estudo realizado pela Universidade de Glasgow, no Reino Unido, vai ao encontro disso, sugerindo que, além de se preocupar com o tempo que permanece em pé, também é importante prestar atenção na quantidade de vezes que você se levanta.

Os pesquisadores reuniram 10 voluntários que foram colocados em três situações diferentes. A primeira era ficar sentado o dia inteiro; a segunda era sentar-se e levantar-se algumas vezes, ficando em pé por 15 minutos; e a terceira era sentar-se e levantar-se várias vezes, ficando em pé por 90 segundos a cada vez.

O resultado mostrou que os voluntários que queimaram mais calorias e gordura foram aqueles que se levantaram com mais frequência durante oito horas e permaneceram em pé por 90 segundos. Mesmo que o tempo total em pé fosse o mesmo, se comparado aos que ficaram em pé 15 minutos, no fim, os que se levantaram mais vezes queimaram 76 calorias a mais.

A explicação para isso é que, todas as vezes que nos levantamos ou nos sentamos, há uma ativação muscular que resulta em gasto de energia. Porém, é importante lembrar que isso não significa que o movimento no trabalho é capaz de substituir o exercício físico frequente. Essa movimentação tem apenas o objetivo de ajudar a diminuir os efeitos prejudiciais de ficar sentado por longos períodos.

Mesmo que seja recomendado passar algum tempo em pé, a verdade é que grande parte dos trabalhadores passa a jornada de trabalho sentada. Nesse sentido, para garantir a saúde dos profissionais, é preciso investir em um ambiente de trabalho ergonômico e confortável.

Aposte em móveis e acessórios que se encaixem aos diferentes perfis dos trabalhadores da sua equipe, com cadeiras e mesas indicadas para cada biotipo. Além disso, utensílios como apoiadores de mouse evitam que as pessoas tenham problemas nos pulsos e são essenciais para que os profissionais tenham um bom desempenho.

Author:
Tags: , , , ,

POSTS RELACIONADOS

19 jan

5 recomendações para quem trabalha em pé

O desconforto do trabalhador é um risco para a sua saúde e também para a produtividade da empresa.

Leia mais
24 nov

Sedentarismo e trabalho não combinam

É importante que a empresa garanta boas condições de trabalho para que o colaborador se sinta disposto a praticar exercícios.

Leia mais
20 abr

O papel da ginástica laboral na prevenção de LER/DORT

Conheça as vantagens de promover práticas como a ginástica laboral e compor o ambiente de trabalho com ergonomia.

Leia mais