
“Efeito smartphone” prejudica a coluna
O Brasil tem hoje 154 milhões de smartphones. Além de um dado importante para quem lida com publicidade e venda de eletrônicos, essa informação também tem efeitos na ergonomia. Isso por que o uso excessivo desses aparelhos pode causar danos que vão desde dores de cabeça e no couro cabeludo até desvios de postura vertebral.
Segundo a CNN, médicos e fisioterapeutas já tem até uma expressão específica para esse tipo de problema, que chamam de “Text Neck” (pescoço de texto, em tradução livre) – que é aquela famosa posição com o pescoço inclinado para baixo, fazendo com que a sustentação da cabeça force a coluna e outras partes do corpo.
A cabeça humana média pesa 10 quilos em uma posição neutra (orelhas alinhadas com os ombros). E, para cada polegada que se inclinar a cabeça para frente, a pressão sobre a coluna dobra. Ou seja, olhar para um smartphone que está no colo, pode significar que o pescoço está segurando uma cabeça que parece ter entre 20kg e 30kg.
Prevenir é o melhor remédio, mas se já estiver com dor…
Especialistas dizem que a melhor opção é prevenir. Diminuir o uso de smartphones ou então posicioná-los mais próximo da altura dos olhos são boas estratégias para evitar o problema.
Se você já estiver com os sintomas, siga essas dicas para ter uma postura saudável ao usar smartphones:
– Mantenha os braços alinhados e apoiados em uma mesa ao digitar, de preferência a 90° em relação ao corpo;
– Afaste o aparelho o máximo que conseguir. Dessa forma o pescoço ficará menos flexionado e os braços ficarão em uma posição relativamente confortável.
– Aumente a letra das mensagens, para uma melhor visualização e, assim, evita-se a inclinação da cabeça.
Author: Prolabore
Tags: qualidade de vida, saúde e prevenção de doenças