
Em 2020, doenças ocupacionais serão as principais causas de faltas e afastamentos em ambientes de trabalho
O mercado de trabalho, nos dias de hoje, é pautado na dinamicidade e velocidade de produção – conceitos trazidos a partir da globalização e do rápido desenvolvimento tecnológico. Estes fatores, que desafiam os limites das nossas capacidades físicas e mentais, aumentam a ocorrência de doenças ocupacionais nos trabalhadores.
Elas são responsáveis pelo agravamento de problemas como transtornos mentais, cardiovasculares e reprodutivos, além de riscos psicossociais – como o estresse, apontado como fator predominante neste contexto. No Brasil, por exemplo, 14% dos gastos anuais de saúde já são relacionados a transtornos mentais.
A ergonomia pode te ajudar a enfrentar este processo, proporcionando maior qualidade de vida aos seus funcionários. Confira algumas dicas para adaptar o seu mobiliário, atuando na prevenção de doenças ocupacionais:
Invista em um ambiente que estimule o relaxamento
Cores neutras e iluminação controlada favorecem o conforto e bem-estar em ambientes de longa permanência. No caso de locais com incidência de luz natural, é essencial que se encontre um equilíbrio através de cortinas e persianas, além de focos complementares de luz artificial.
Caso o seu funcionário trabalhe através do computador, você deve investir ainda em mobiliários que permitam ajuste de tela e distância entre os braços do usuário e os periféricos da máquina – principalmente, mouse e teclado.
Proporcione períodos de descanso e recreação
Além da qualidade de vida dos seus funcionários, as estratégias de prevenção às doenças ocupacionais podem também aumentar a produtividade do seu negócio. Períodos de descanso e atividades relaxantes podem fazer toda a diferença para ambas as partes envolvidas neste processo.
Em artigo publicado no Linkedin, por exemplo, o americano Travis Bradberry afirma que o funcionário que possui períodos de descanso a cada hora rende mais do que aquele que trabalha 8 horas consecutivas. Bradberry é doutor em psicologia industrial-organizacional pela California School of Professional Psychology e coautor do livro “Emotional Intelligence 2.0” (Inteligência Emocional 2.0).
Portanto, adapte a sua rotina de produção – ou a dissolva, implantando um sistema de metas e incentivos – à partir de um estudo aplicado ao seu negócio. Cada ser humano é único e reage de forma diferente aos mais variados estímulos. Você deve considerar estes fatores únicos na hora de optar por um ou outro modelo de funcionamento.
Modele seu espaço de trabalho a partir da jornada de trabalho dos seus funcionários
Atividades diferentes requerem utensílios diferentes. Caso o seu funcionário possua pouco tempo sentado em um escritório, por exemplo, é fundamental que se privilegie a atenção e o foco através de um mobiliário fixo, que não exija grandes ajustes.
Enquanto isso, alternativas ergométricas mais flexíveis são adequadas para aqueles que passam mais de 2 horas sentados. É fundamental que sejam disponibilizadas cadeiras giratórias, com possibilidade de ajustes de altura e braços.
Não hesite em investir no que mais pode ajudar os principais responsáveis pelo seu sucesso: o seu corpo de funcionários. O catálogo da Prolabore possui diversas opções de cadeiras, mobiliários e acessórios corporativos para transformar o seu local de trabalho em um ambiente mais agradável e funcional.
Author: Prolabore
Tags: ambiente de trabalho, ergonomia no trabalho, qualidade de vida, saúde e prevenção de doenças