
Em busca da temperatura ideal
Uma pesquisa publicada em 2016, realizada pela CareerBuilder com profissionais norte-americanos, apontou que o excesso de calor ou de frio pode impactar na rotina de trabalho. Além de ser um motivo para discussões entre os colegas, 53% dos colaboradores se dizem menos produtivos quando trabalham um local muito frio, enquanto 71% reclamaram de ambientes muito quentes.
Em locais de trabalho que exigem atividades intelectuais (laboratórios e escritórios), a norma reguladora ISO 9241 recomenda temperaturas entre 20 e 24 graus Celsius no verão e 23 a 26 graus Celsius no inverno. Além disso, a umidade relativa deve estar entre 40% e 80% e até a velocidade do ar é limitada, não podendo passar de 0,75 m/s.
Para resolver o problema, a principal dica é conversar. Só assim você chegará a um acordo com os seus colegas. E para os mais encalorados, indica-se o uso de roupas leves e a ingestão de bebidas e alimentos frios. Já os friorentos devem vestir casacos e roupas mais pesadas e optar por líquidos e comidas quentes.
Author: Prolabore
Tags: ambiente de trabalho, qualidade de vida, saúde e prevenção de doenças