8 maio

Ergonomia contribui com o bem estar de pessoas obesas

Relacionada a doenças que causam dores nas costas, a obesidade restringe a acessibilidade de pessoas com sobre peso no ambiente de trabalho. Entre as principais queixas estão a pequena dimensão de mesas e poltronas utilizadas em muitos escritórios, que provocam desconforto e podem prejudicar a produtividade.

Ao mesmo tempo, o ambiente de trabalho pode influenciar diretamente o ganho de peso. De acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), isto acontece devido ao fato dos trabalhadores ficarem sentados muito tempo em frente ao computador, aumentarem o consumo de ingestão calórica e diminuírem os níveis de atividades físicas.

Para especialistas, a solução para evitar o agravamento destas condições e garantir a acessibilidade à pessoas com sobrepeso está na ergonomia, auxiliando a projeção de um local de trabalho adequado. Desta forma, a ergonomia ajuda a melhorar a postura e previne doenças que causam dores nas costas causadas pelo excesso de peso.

Uma mobília adequada aos aspectos ergonômicos contribui com a acessibilidade. Atualmente existem cadeiras mecanicamente e ergonomicamente projetadas para atender as condições necessárias para quem apresenta obesidade. Para evitar as dores nas costas, o usuário deve se sentar no centro da cadeira, de forma que a coluna permanece reta e os quadris fiquem alinhados. E para garantir a circulação de sangue para as pernas e os pés, é necessário ajustar a altura e verificar se sobre pelo menos dois centímetros entre a cadeira e a parte de trás dos joelhos.

E para evitar que o excesso de tempo sentado prejudique o trabalhador, é possível fazer uso de exercícios de alongamento e ginástica laboral, considerados uma extensão da ergonomia. Além disso, é importante que a cada hora do trabalho o funcionário se levante, relaxe um pouco, alongue e exercite as costas, braços e pescoço.

 

Author:
Tags: ,

POSTS RELACIONADOS

10 set

3 dicas para evitar a má circulação do sangue

Você sabia que hábitos diários podem causar má circulação? Para ajudar o fluxo correto do sangue, há algumas dicas essenciais para o dia a dia.

Leia mais
15 set

3 medidas para construir o ambiente de trabalho ideal

O que caracteriza um ambiente profissional ideal para se trabalhar? Como criar um espaço onde os funcionários sintam-se bem para exercer suas funções?

Leia mais
6 out

10 dicas de ergonomia para quem trabalha com computador

São procedimento e hábitos simples, mas que podem fazer a diferença na prevenção de uma série de lesões.

Leia mais