16 mar

Ergonomia no salão de beleza melhora a rotina dos trabalhadores

Diversas pessoas transitam diariamente por um salão de beleza, desde os recepcionistas, atendentes do caixa, cabeleireiros, manicures e maquiadores até os clientes. Esse é um espaço que, além de exigir muito cuidado com a limpeza, também precisa de ergonomia para ser um ambiente saudável a todos que ali passam boa parte do seu dia.

Ergonomia para os colaboradores

Em um salão de beleza, normalmente há um sistema de divisão de tarefas, em que cada colaborador exerce determinada função de acordo com sua especialização – às vezes, mais de uma. Alguns profissionais passam horas sentados – praticamente durante toda a jornada de trabalho – atendendo os clientes, como aqueles que trabalham como manicures, por exemplo, ou na recepção e caixa. Outros podem permanecer a maior parte do tempo em pé, como os cabeleireiros, depiladores e maquiadores. Portanto, a ergonomia é uma necessidade para tornar mais confortável o cotidiano laboral dessas pessoas.

Afinal, de nada adianta oferecer um serviço excelente aos clientes e não cuidar da saúde dos profissionais que permitem à organização chegar a um bom nível de qualidade no serviço, não é? Portanto, inclua a ergonomia como um ponto fundamental na organização do seu salão de beleza. Para isso, você vai precisar:

Avaliar o biotipo dos seus colaboradores;

Analisar os hábitos de trabalho de cada um, o tempo que permanecem em pé ou sentados e suas necessidades;

Encontrar os móveis certos para compor o ambiente.

Existem diversas soluções em mobiliários e utensílios que podem ajudar em um momento como esse. Para quem trabalha na recepção ou no caixa, cabeleireiros, depiladores e outros profissionais que precisam ficar em pé a maior parte do tempo, os bancos ergonômicos semi sentados (aqueles que permitem apoiar as nádegas durante a realização da tarefa) podem ser uma boa solução. Mochos e banquetas ergonômicos também podem ser considerados, além das cadeiras ergonômicas, sempre uma excelente opção para os colaboradores que passam boa parte do expediente sentados, como as manicures ou o pessoal administrativo.

Ergonomia para os clientes

Além dos colaboradores, é importante pensar também no conforto dos seus clientes. Conforme dados da AVEC, plataforma de tecnologia e gestão para estabelecimentos de beleza, há pessoas que passam mais de 5 horas no salão de beleza. Portanto, ao organizar o seu local de trabalho, pense também em torná-lo confortável para os seus clientes, colocando à disposição poltronas ergonômicas confortáveis para quem espera chegar a sua vez.

Além do mobiliário, outras providências, como cuidar para o local tenha iluminação adequada, também ajudam a promover a saúde laboral no seu
salão. Todos esses pontos não eliminam a necessidade de as pessoas prestarem atenção à postura correta enquanto trabalham. Por isso, pode ser também uma boa ideia incentivar seus colaboradores a terem essa consciência, a fazer intervalos para descanso e, quem sabe, até mesmo propor a prática da ginástica laboral. Tudo isso vai ao encontro do objetivo de criar um ambiente de trabalho ergonômico, confortável e saudável tanto para os colaboradores quanto para os clientes.

Continue lendo o nosso blog para ter sempre informações e dicas relevantes! E não deixe de entrar em contato se tiver alguma dúvida ou se quiser saber mais sobre como a ergonomia ajuda você a melhorar a rotina de trabalho dos seus colaboradores.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

19 jan

5 recomendações para quem trabalha em pé

O desconforto do trabalhador é um risco para a sua saúde e também para a produtividade da empresa.

Leia mais
1 jun

Quais as profissões mais sujeitas a problemas na coluna?

Conheça os profissionais que têm mais chances de sofrer com problemas na coluna e saiba como a ergonomia pode ajudar a evitar esses desconfortos.

Leia mais
29 dez

Qualidade de vida dos profissionais passa pela ergonomia

Diferencial competitivo está na inclusão de diretrizes ergonômicas às suas estratégias e no impacto que isso tem na qualidade de vida de seus profissionais.

Leia mais
Chame no Whatsapp