
Excesso de trabalho pode ser prejudicial à saúde
Pesquisadores da Universidade do Texas (EUA) publicaram um estudo no Jornal of Ocupaccional Environmental Medicine mostrando que pessoas que trabalham por 55 horas ou mais por semana, ao longo de uma década, apresentam 16% mais risco de sofrerem com doenças cardiovasculares. Já no caso de quem cumpre uma jornada semanal de mais de 60 horas, esse risco aumenta para 35%.
Os cientistas analisaram mais de 1,9 mil participantes e concluíram que trabalhar mais de 45 horas por semana pode elevar a ocorrência de problemas como angina, doenças coronarianas, insuficiência cardíaca, infarto, derrame e hipertensão. Além disso, o estudo mostrou que não houve variação de risco entre os que trabalham por 40 e 45 horas.
Mas não são só as longas jornadas de trabalho que podem prejudicar a saúde. A falta de exercício físico e de uma alimentação equilibrada, o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros e ansiedade e estresse não controlados também são prejudiciais ao coração. Por isso, procure administrar o momento do trabalho e do lazer, investindo em hábitos saudáveis e trazendo mais tranquilidade à sua vida.
Author: Prolabore
Tags: ambiente de trabalho, ergonomia no trabalho, qualidade de vida, saúde e prevenção de doenças