15 abr

Fazer as principais refeições na mesa do trabalho implica em riscos para a saúde

Muitas vezes com as atribulações do dia a dia, fazer um lanche rápido e pular as refeições soa como uma boa ideia em meio a grande quantidade de demandas da rotina. No entanto, muitos são os malefícios de quem adota a prática como rotina.

Uma pesquisa publicada por cientistas da Universidade de San Diego revelou que existem mais de 500 tipos de bactérias em ambiente de escritórios – confirmando outros estudos que mostram que as mesas de trabalho têm mais bactérias do que assentos sanitários.

Além disso, a pesquisa revela também que o momento de refeição feito sem sair do lugar é um fator agravante para dores lombares e cervicais. Isso acontece pela curvatura e má postura na hora de ingerir os alimentos e conciliar com a posição da tela do computador. A prática é prejudicial para o corpo ainda uma vez que contribui para o sedentarismo.

Também é possível considerar que alimentação na mesa do escritório corre o risco de ser menos saudável, porque as pessoas acabam comendo coisas mais fáceis e que estão à mão. E esse ponto pode levar o indivíduo a uma dieta pobre de nutrientes.

Uma descoberta de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Médica da Nova Zelândia mostra ainda que um lanche rápido na mesa de trabalho pode dobrar o risco de trombose venosa profunda, uma doença potencialmente grave causada pela formação de coágulos em veias profundas, mais frequentemente nas pernas. A explicação é em função de que após 90 minutos de imobilidade, o fluxo de sangue para a veia atrás do joelho cai em 50%.

Author:
Tags: , , ,

POSTS RELACIONADOS

4 nov

3 riscos para a saúde do trabalhador em um escritório não ergonômico

Os problemas vão desde dores na coluna a problemas de fertilidade

Leia mais
17 jun

A influência da qualidade do ar na jornada de trabalho do colaborador

Má qualidade do ar pode ocasionar “síndrome do edifício doente”

Leia mais
11 nov

Ambiente de trabalho bem planejado diminui preocupações da empresa

A ergonomia pode ajudar muito para evitar pequenos problemas na rotina dos trabalhadores

Leia mais