8 jul

Investir na saúde do trabalhador ajuda a driblar a crise

O Brasil vive, hoje, um cenário econômico desfavorável, em que os índices de desemprego não param de crescer. No entanto, quando as empresas investem na saúde e na qualidade de vida de seus colaboradores, elas ganham aliados para driblar a crise.

Desta forma, as organizações conseguem, entre outros benefícios, reduzir os afastamentos e os níveis de absenteísmo, seja por acidentes, seja por doenças, e assim gerar mais produtividade. Portanto, confira algumas dicas de como colaborar para o bem-estar dos profissionais dentro da própria empresa:

Alimentação saudável

Uma boa maneira de contribuir para a saúde dos colaboradores é adotar uma política interna para proporcionar uma alimentação mais saudável. Nesse sentido, é possível, por exemplo, disponibilizar alimentos como frutas na hora do lanche ou, ainda, oferecer um refeitório a fim de diminuir o consumo daquelas marmitas que não são saudáveis.

Esporte

As empresas também podem estimular a prática de atividades físicas nas horas livres dos funcionários. Isso é possível a partir do custeio da mensalidade de academias, patrocínio para participar de provas de competição como corridas, ou a oferta de estruturas como quadras poliesportivas.

Ergonomia

A má postura por longos períodos pode causar, em longo prazo, problemas que vão de dores a lesões na coluna, comprometendo a saúde do trabalhador. Sendo assim, a ergonomia está aí para proporcionar o conforto necessário, bem como métodos de prevenção de acidentes e de doenças.

Ginástica laboral

Essa prática é recomendada especialmente para evitar Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e outras doenças provocadas pelo trabalho contínuo. Além disso, a ginástica laboral ajuda o trabalhador a ser menos sedentário, aumentando a sua energia para executar suas atividades profissionais e na vida pessoal também.

Quick Massagem

Alguns minutos de descanso ajudam o colaborador a voltar ao trabalho com muito mais disposição. Por isso, algumas empresas já investem na Quick Massagem, ou massagem rápida, que oferece um relaxamento completo do corpo e da mente do trabalhador por alguns instantes. A técnica ajuda a aliviar dores pelo corpo e dá uma sensação de bem-estar, combatendo doenças como estresse ou depressão.

NR 12

A NR 12 é uma norma que se refere à segurança no trabalho que lida com máquinas e equipamentos. Respeitando essa norma, é possível aumentar ainda mais a segurança dos trabalhadores, que também devem contar com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos para cada função.

Author:
Tags: , , , ,

POSTS RELACIONADOS

13 jul

Conheça as 3 principais causas de afastamento do trabalho

Dor nas costas, lesões por movimentos repetitivos e depressão estão entre os principais problemas enfrentados pelos profissionais. Saiba como repará-los.

Leia mais
2 dez

Aumente a produtividade da sua empresa, aposte na ergonomia

Invista em móveis que auxiliam no desempenho da equipe

Leia mais
27 abr

Tudo que você precisa saber sobre a Norma Regulamentadora NR 17

Entenda o que é a NR 17, confira o que alguns artigos da norma dizem e saiba por que ela é tão importante para o bom funcionamento de uma empresa.

Leia mais