26 fev

LER e Dort são a segunda maior causa de afastamento no ambiente de trabalho

Consideradas a segunda maior causa de afastamento do trabalho no país, as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) englobam cerca de 30 doenças, acometendo homens e mulheres em idade produtiva. Na maioria das vezes, as doenças são provocadas por atividades relacionadas à organização do trabalho, como a repetição de movimentos, postura inadequada, fatores psicológicos e sobrecarga física.

Pensando nisso, foi criado o Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT, celebrado em 28 de fevereiro. Com isso, muitos estados brasileiros trarão inciativas ao até o final do mês com o objetivo de alertar os trabalhadores sobre as questões de ergonomia do ambiente do trabalho e adotar atitudes que os favoreçam no processo produtivo do cotidiano laboral, com qualidade de vida. As atividades visam frisar a importância da prevenção muito mais do que do tratamento.

As LER/DORT são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares – tendões, articulações, músculos e nervos. O primeiro sinal é a dor. Depois a pessoa começa a sentir formigamento e dormência, como uma espécie de insensibilidade ou fraqueza para segurar objetos. Pode ocorrer ainda desconforto, fadiga, inchaço, enrijecimento muscular e choques nos membros. Estes são de evolução lenta e insidiosa, o que leva muitos trabalhadores a procurar auxílio de um profissional especializado muito tardiamente.

 

Com informações: Ascom/Maceió

Author:

POSTS RELACIONADOS

5 maio

Saiba como diferenciar corretamente os termos LER e DORT

A resposta está na causa da LER e DORT e não na sua consequência. Os dois termos só são equivalentes quando se estabelece a relação trabalho-lesão.

Leia mais
7 jul

4 alongamentos práticos para aliviar o desconforto no dia-a-dia

Trabalhar sentado por longos períodos de tempo em posição incorreta pode ser a causa de diversos problemas para o corpo.

Leia mais
27 jul

A importância do profissional de ergonomia

A promoção da saúde do colaborador e, logo, o aumento da produtividade e a diminuição do absenteísmo estão entre as contribuições deste profissional

Leia mais