10 jun

O uso repetitivo do mouse e a Tenossinovite Estenosante

A Tenossinovite Estenosante é uma das doenças mais comuns da mão, originada de um processo inflamatório crônico dos tendões flexores na base dos dedos. O termo “gatilho” é utilizado devido a sensação de saliência no deslizamento do tendão ao mover o dedo.

Podendo ocorrer em pessoas de todas as idades, a doença é mais frequente em mulheres de meia-idade. Os sintomas iniciam com a dificuldade em fechar totalmente os dedos e, a longo prazo, pode ocorrer o travamento dos dedos que pode ser muito doloroso. Em alguns casos, pode ser necessário o uso da outra mão para destravá-los. A inflamação crônica do tendão ocasiona a formação de um nódulo tendíneo, responsável pelo “engatilhamento” ao fechar e abrir o dedo afetado.

Sua causa exata ainda não foi apontada, mas pessoas que realizam atividades com movimentos repetitivos como o uso do mouse e teclado no trabalho estão mais propensas a desenvolvê-la. Estudos também indicam que a herança genética e o diabetes são fatores que contribuem para a ocorrência da doença.

Como tratar?

Em casos leves, o repouso articular de sete a dez dias pode aliviar os sintomas, evitando principalmente atividades repetitivas que provocam a piora das dores. Em casos mais graves, existem opções desde infiltração de cortisona diretamente sobre o nódulo à cirurgia. Em ambos os casos é importante a orientação e acompanhamento médico.

Author:
Tags: , , , ,

POSTS RELACIONADOS

11 ago

Posicione corretamente o computador no trabalho em 3 passos

Por incrível que pareça, o maior índice de afastamentos do trabalho está nas empresas onde os colaboradores trabalham sentados em frente ao computador.

Leia mais
5 maio

Saiba como diferenciar corretamente os termos LER e DORT

A resposta está na causa da LER e DORT e não na sua consequência. Os dois termos só são equivalentes quando se estabelece a relação trabalho-lesão.

Leia mais
14 out

Saiba como minimizar o impacto das principais doenças laborais

Ofereça boas condições de trabalho e não comprometa a saúde do profissional

Leia mais