12 ago

Pressão no trabalho compromete a saúde dos bancários

O trabalho da maioria dos bancários é muito estressante e estudos apontam que 40% desses profissionais têm chance de adoecer devido à pressão das metas a atingir e à falta de descanso. Uma boa alternativa é melhorar o conforto e o ambiente laboral para que haja maior produtividade e, claro, saúde.

É muito importante investir na saúde do trabalhador, pois jornadas desgastantes podem evoluir para problemas físicos e mentais. A Câmara Federal pode propor nova regulamentação, de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF), para minimizar os problemas dos funcionários que trabalham em bancos. “O trabalho não pode ser um lugar onde a gente perde a nossa saúde, onde a gente perde os nossos tendões, nossos sonhos e esperanças”, disse a parlamentar em entrevista à Rádio Câmara.

O investimento em acessórios que facilitem a vida dos trabalhadores do sistema financeiro, que permanecem muito tempo sentados, muitas vezes com má postura, usando o computador e realizando movimento repetitivos, sob a tensão permanente de cumprir as metas.

Uma cadeira ergonômica torna menos desgastante a jornada laboral de quem atua principalmente sentado, pois ajuda na pressão que é exercida sobre diversos pontos do corpo. Apoios (mouse, teclado e pés) e suportes (monitor, texto e notebook) adequados são também fundamentais. Todas essas medidas auxiliam na prevenção de problemas de visão, na coluna vertebral e nos membros do corpo, propiciando um ambiente e uma prática profissional menos lesiva à saúde física e mental.

Author:
Tags: , , , ,

POSTS RELACIONADOS

4 nov

3 riscos para a saúde do trabalhador em um escritório não ergonômico

Os problemas vão desde dores na coluna a problemas de fertilidade

Leia mais
1 set

4 dicas para combater a depressão no trabalho

A depressão é considerada uma doença ocupacional e ter uma rotina profissional sobrecarregada podem desencadear o desgaste físico e mental de uma pessoa.

Leia mais
10 nov

Ergonomia pode e deve estar presente em diferentes áreas de trabalho

Do chão de fábrica aos salões de beleza, a adoção da ergonomia e de um estilo de vida mais saudável durante a jornada traz benefícios ao colaborador.

Leia mais