14 out

Saiba como minimizar o impacto das principais doenças laborais

Os riscos gerados pelo lugar de trabalho podem ser enormes quando na sua empresa não houve o planejamento dos tipos e estilos de móveis que compõem o ambiente. Por isso, a escolha correta dos mobiliários para o escritório é muito importante. Existem diversas opções que oferecem ergonomia, além do conforto, e que podem ser bastante úteis para o seu negócio sem comprometer a saúde e o rendimento dos profissionais.

Para não expor a empresa a essas más condições, saiba quais são os principais riscos à saúde dos trabalhadores e entenda como minimizar seus impactos.

Tempo demais em frente ao computador:

O computador pode ser seu aliado e ao mesmo tempo inimigo no ambiente de trabalho. Sim, é isso mesmo. Sabemos que, em muitos locais, ele é o principal objeto de trabalho. Porém, é recomendado que seja usado com moderação. Então, cuide, pois passar muito tempo em frente ao computador pode ser prejudicial para sua saúde, já que pode causar transtornos do sono e inclusive uma síndrome metabólica. Também pode levar ao ressecamento dos olhos, tensão, irritação e deixar a visão embaçada. Organize o ambiente de trabalho da sua empresa para que de maneira funcional a equipe tenha as melhores condições e utensílio ergonômicos que auxiliem nas longas jornadas de trabalho.

Dores nas costas pela má postura:

As dores nas costas e coluna podem surgir por diversos fatores, até mesmo pelas horas passadas em frente ao computador ou por sentar de maneira prejudicial para o corpo. Portanto, equipe o seu escritório com cadeiras que sejam ajustáveis ao biotipo do usuário, com um encosto capaz de apoiar toda superfície das costas para que haja uma melhor distribuição do peso corporal e não sobrecarregar apenas alguns pontos.

Lesão por Esforços Repetitivos (LER):

Provocadas por movimentos repetitivos ou por posturas inadequadas, chamadas de posturas antiergonômicas. Muitas pessoas confundem a LER com uma simples torção ou mau posicionamento em algum movimento, portanto, preste atenção nos sintomas de dor ou sensibilidade nos músculos afetados das articulações, rigidez das articulações ou músculos afetados e tendões, dor latejante, dormência e formigamento. O manuseio do mouse nesse momento é importante. Durante a digitação o punho precisa estar confortável, então, invista em apoios de antebraço, suportes de mouse com apoio para o punho e evite transtornos para os profissionais da sua empresa.

Author:
Tags: , , ,

POSTS RELACIONADOS

10 mar

4 medidas contra acidentes e doenças no ambiente de trabalho

Doenças de trabalho estão entre as estatísticas de acidentes registrados no Brasil

Leia mais
8 jun

5 riscos ergonômicos a evitar na sua empresa

Saiba o que são os riscos ergonômicos e confira o que fazer para prevenir cinco situações comuns que ameaçam as organizações.

Leia mais
11 nov

Ambiente de trabalho bem planejado diminui preocupações da empresa

A ergonomia pode ajudar muito para evitar pequenos problemas na rotina dos trabalhadores

Leia mais