
Segurança no trabalho ajuda a trazer retornos positivos
Uma pesquisa realizada pelo Sesi entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016 com 500 médias e grandes empresas do Brasil apontou que os investimentos na segurança no ambiente de trabalho dão retornos positivos às empresas. Isso porque a promoção da saúde dos colaboradores reduziu em 48% o absenteísmo nas empresas ouvidas.
Junto a isso, a produtividade no chão de fábrica aumentou 43,6% e a economia chegou a 34,8%, inclusive com despesas médicas. A pesquisa ainda mostrou que 60% das companhias dão grande importância aos programas voltados para a saúde dos profissionais. Entre as principais ações estão a gestão dos afastamentos por doenças (87,8%) e o investimento em ergonomia no ambiente de trabalho (84%).
Esse tipo de programa é importante para diminuir cada vez mais os índices de acidente de trabalho no País. E isso vem dando bons resultados. De acordo com informações do Ministério do Trabalho, o número de acidentes de trabalho a cada 100 mil pessoas caiu mais de 17% entre 2007 e 2013, passando de 1,3 mil para 1,1 mil.
Author: Prolabore
Tags: ambiente de trabalho, ergonomia no trabalho, móveis ergonômicos, NR 17, redução de custos, saúde e prevenção de doenças