15 jul

Segurança no trabalho ajuda a trazer retornos positivos

Uma pesquisa realizada pelo Sesi entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016 com 500 médias e grandes empresas do Brasil apontou que os investimentos na segurança no ambiente de trabalho dão retornos positivos às empresas. Isso porque a promoção da saúde dos colaboradores reduziu em 48% o absenteísmo nas empresas ouvidas.

Junto a isso, a produtividade no chão de fábrica aumentou 43,6% e a economia chegou a 34,8%, inclusive com despesas médicas. A pesquisa ainda mostrou que 60% das companhias dão grande importância aos programas voltados para a saúde dos profissionais. Entre as principais ações estão a gestão dos afastamentos por doenças (87,8%) e o investimento em ergonomia no ambiente de trabalho (84%).

Esse tipo de programa é importante para diminuir cada vez mais os índices de acidente de trabalho no País. E isso vem dando bons resultados. De acordo com informações do Ministério do Trabalho, o número de acidentes de trabalho a cada 100 mil pessoas caiu mais de 17% entre 2007 e 2013, passando de 1,3 mil para 1,1 mil.

Author:
Tags: , , , , ,

POSTS RELACIONADOS

3 mar

Atenção à saúde reduz as faltas no trabalho

Pesquisa mostra que ações de segurança e ergonomia ajudam nas faltas

Leia mais
13 jul

Conheça as 3 principais causas de afastamento do trabalho

Dor nas costas, lesões por movimentos repetitivos e depressão estão entre os principais problemas enfrentados pelos profissionais. Saiba como repará-los.

Leia mais
16 fev

Investir em ergonomia evita gastos para as empresas

Acidentes de trabalho e doenças ocupacionais atrapalham o dia a dia de uma organização, além de gerarem mais custos.

Leia mais