9 out

Uso e peso correto da mochila pode aliviar dor nas costas

Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-Sergipe) em parceria com a Liga de Trauma da Universidade Federal de Sergipe (UFS) constatou que 30% de 40 crianças com idades entre 9 e 12 anos apresentaram variações posturais importantes e 77,5% se queixaram de dor nas costas. E mais: a pesquisa mostra que cerca de 80% dos estudantes carrega as mochilas de forma correta, o problema é o peso transportado, que está acima do ideal.

Além disso, dados do Ministério da Saúde mostram que metade da população brasileira com mais de 18 anos está acima do peso e que 80% não fazem atividades físicas em quantidade ideal, duas condições agressivas para a coluna.

Por isso, cuide da saúde da sua coluna com estas dicas sobre o uso correto das mochilas.

Veja quais são:

 

– O comprimento ideal é quando a parte superior não ultrapassa a altura dos ombros e a parte inferior chegar no máximo a 8 cm acima da cintura e não ultrapassar a largura do tronco.

– Evite comprar mochilas com vários compartimentos, pois isso aumenta a quantidade de material carregado e consequentemente o peso. Se sua mochila tiver esses espaços, a dica é cuidar para não carregar mais do que o devido.

– Deve possuir duas alças superiores para distribuir melhor o peso.  As alças devem ser largas, duplas e acolchoadas.

– Mais segurança e bem-estar da coluna se tiver uma cinta abdominal. Essas cintas mantem o peso mais próximo do corpo e impede oscilações.

– O peso da mochila vazia não deve ultrapassar um quilograma.

– O material deve ser disposto nesta mochila sempre preso e os mais pesados no fundo e mais próximos ao corpo. O material solto na mochila provoca aumento do esforço e sobrecarga nas costas.

– Para crianças, as mochilas devem ter uma carga total de 10% do seu peso corporal.

Author:
Tags: ,

POSTS RELACIONADOS

30 jun

3 dores causadas pela falta de ergonomia no trabalho – e como resolvê-las

Móveis mal projetados e ausência de ergonomia no trabalho causam problemas no ambiente profissional. Mas, reunimos 3 maneiras de resolvê-las.

Leia mais
24 ago

3 áreas em que a ergonomia pode ser aplicada

Conheça os setores que precisam redobrar sua atenção para atender as exigências ergonômicas e, assim, ter melhor cuidado com seus colaboradores.

Leia mais
25 abr

Boa postura ajuda na boa saúde

Conheça as principais doenças que podem ser causadas pela má postura

Leia mais