
Uso e peso correto da mochila pode aliviar dor nas costas
Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-Sergipe) em parceria com a Liga de Trauma da Universidade Federal de Sergipe (UFS) constatou que 30% de 40 crianças com idades entre 9 e 12 anos apresentaram variações posturais importantes e 77,5% se queixaram de dor nas costas. E mais: a pesquisa mostra que cerca de 80% dos estudantes carrega as mochilas de forma correta, o problema é o peso transportado, que está acima do ideal.
Além disso, dados do Ministério da Saúde mostram que metade da população brasileira com mais de 18 anos está acima do peso e que 80% não fazem atividades físicas em quantidade ideal, duas condições agressivas para a coluna.
Por isso, cuide da saúde da sua coluna com estas dicas sobre o uso correto das mochilas.
Veja quais são:
– O comprimento ideal é quando a parte superior não ultrapassa a altura dos ombros e a parte inferior chegar no máximo a 8 cm acima da cintura e não ultrapassar a largura do tronco.
– Evite comprar mochilas com vários compartimentos, pois isso aumenta a quantidade de material carregado e consequentemente o peso. Se sua mochila tiver esses espaços, a dica é cuidar para não carregar mais do que o devido.
– Deve possuir duas alças superiores para distribuir melhor o peso. As alças devem ser largas, duplas e acolchoadas.
– Mais segurança e bem-estar da coluna se tiver uma cinta abdominal. Essas cintas mantem o peso mais próximo do corpo e impede oscilações.
– O peso da mochila vazia não deve ultrapassar um quilograma.
– O material deve ser disposto nesta mochila sempre preso e os mais pesados no fundo e mais próximos ao corpo. O material solto na mochila provoca aumento do esforço e sobrecarga nas costas.
– Para crianças, as mochilas devem ter uma carga total de 10% do seu peso corporal.
Author: Prolabore
Tags: qualidade de vida, saúde e prevenção de doenças