
Você sabe o que é DORT?
O Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) caracteriza-se pela “utilização excessiva do sistema osteomuscular, decorrente da repetição de movimentos, do uso contínuo de músculos ou grupos musculares, e da falta de tempo para sua recuperação” – em outras palavras, é um dos tipos de lesões por movimentos repetitivos, só que com foco nos ossos e músculos.
Além desse conceito, o artigo “Problema crônico de coluna e diagnóstico de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) autorreferidos no Brasil: Pesquisa Nacional de Saúde, 2013” ainda associa o distúrbio com “à ergonomia inadequada no processo de trabalho e resultam de problemas relacionados diretamente ao local de trabalho, inadequação do mobiliário, das ferramentas e instrumentos; e/ou fatores relacionados ao trabalhador, como postura inadequada e apreensão de instrumentos de modo não ergonômico”.
Podendo provocar lesões em tendões, ombros, pescoço, músculos e articulações, a Dort resulta em dor, fadiga e declínio do desempenho profissional – tornando profissionais que ficam sentados ou em pé o dia inteiro as principais vítimas.
Previna-se
Assim como toda lesão por movimento repetitivo, há algumas dicas para prevenir a DORT. Veja quais são:
– As operações de trabalho devem estar ao alcance das mãos
Todos os aparatos de uma mesa de trabalho devem se posicionar de forma que a pessoa não tenha que se curvar ou torcer o tronco para pegar.
A mesa deve estar posicionada de acordo com a altura de cada pessoa e ter espaço para a movimentação das pernas.
As cadeiras devem ter altura para que haja apoio dos pés, formato anatômico para o quadril e encosto ajustável.
– Pausas são essenciais para a prevenção
Faça pausas durante a realização das tarefas para aliviar os músculos mais ativos. Aproveite essas pausas para se levantar e caminhar um pouco. Se possível, faça exercícios de alongamento.
Author: Prolabore
Tags: LER/DORT, qualidade de vida, saúde e prevenção de doenças