17 set

Você sabe o que é DORT?

O Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) caracteriza-se pela “utilização excessiva do sistema osteomuscular, decorrente da repetição de movimentos, do uso contínuo de músculos ou grupos musculares, e da falta de tempo para sua recuperação” – em outras palavras, é um dos tipos de lesões por movimentos repetitivos, só que com foco nos ossos e músculos.

Além desse conceito, o artigo “Problema crônico de coluna e diagnóstico de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) autorreferidos no Brasil: Pesquisa Nacional de Saúde, 2013” ainda associa o distúrbio com “à ergonomia inadequada no processo de trabalho e resultam de problemas relacionados diretamente ao local de trabalho, inadequação do mobiliário, das ferramentas e instrumentos; e/ou fatores relacionados ao trabalhador, como postura inadequada e apreensão de instrumentos de modo não ergonômico”.

Podendo provocar lesões em tendões, ombros, pescoço, músculos e articulações, a Dort resulta em dor, fadiga e declínio do desempenho profissional – tornando profissionais que ficam sentados ou em pé o dia inteiro as principais vítimas.

 

Previna-se

Assim como toda lesão por movimento repetitivo, há algumas dicas para prevenir a DORT. Veja quais são:

 

– As operações de trabalho devem estar ao alcance das mãos 

Todos os aparatos de uma mesa de trabalho devem se posicionar de forma que a pessoa não tenha que se curvar ou torcer o tronco para pegar.

A mesa deve estar posicionada de acordo com a altura de cada pessoa e ter espaço para a movimentação das pernas.
As cadeiras devem ter altura para que haja apoio dos pés, formato anatômico para o quadril e encosto ajustável.

 

– Pausas são essenciais para a prevenção 

Faça pausas durante a realização das tarefas para aliviar os músculos mais ativos. Aproveite essas pausas para se levantar e caminhar um pouco. Se possível, faça exercícios de alongamento.

 

 

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

26 fev

LER e Dort são a segunda maior causa de afastamento no ambiente de trabalho

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) englobam cerca de 30 doenças

Leia mais
20 abr

O papel da ginástica laboral na prevenção de LER/DORT

Conheça as vantagens de promover práticas como a ginástica laboral e compor o ambiente de trabalho com ergonomia.

Leia mais
5 maio

Saiba como diferenciar corretamente os termos LER e DORT

A resposta está na causa da LER e DORT e não na sua consequência. Os dois termos só são equivalentes quando se estabelece a relação trabalho-lesão.

Leia mais