23 jun

Ergonomia evita riscos à saúde de quem usa muito o computador

O uso do computador se popularizou de tal modo que é difícil imaginar um ambiente de trabalho em que ele não esteja presente, hoje. E o uso prolongado do PC, seja um desktop ou um notebook, pode acarretar uma série de problemas: na visão, na coluna vertebral e na estrutura dos membros superiores e inferiores, por exemplo.

O que você, como gestor ou responsável pela segurança no trabalho, deve saber é que, com alguns cuidados e acessórios simples, é possível diminuir o desconforto e evitar maiores riscos à saúde dos seus colaboradores. Confira as nossas dicas, a seguir.

• A iluminação do local deve ser pensada levando-se em consideração a posição das telas, para evitar reflexos incômodos ou que obriguem o colaborador a adotar posturas incorretas.

• Enquanto o corpo está desalinhado, os órgãos perdem o espaço para funcionar adequadamente – uma pessoa que sofre de lordose, por exemplo, tem dificuldade para inflar adequadamente os pulmões. E trabalhar por horas a fio em frente ao computador pode fazer com que a pessoa fique em  má postura por longos períodos de tempo. Móveis ergonômicos podem ajudar neste quesito.

• Um dos grandes segredos para evitar os riscos à saúde de quem permanece longo tempo na mesma posição em frente ao computador é nunca ficar parado por muito tempo.´Portanto, como gestor ou responsável pela segurança do trabalho, você deve, além de apostar na ergonomia do ambiente e do mobiliário, estimular a realização de pausas – dez minutos a cada hora trabalhada, por exemplo.

• Além das pausas, outra iniciativa para aliviar a tensão sob os músculos e ossos é a realização da ginástica laboral, com movimentos que ajudam a combater os efeitos da má postura.

• Estimule seus colaboradores para que não forcem apenas uma parte do corpo. Por exemplo, o peso deve ficar distribuído entre os ossos, e não apoiado em uma perna só. O segredo, aqui, é repartir a força entre os músculos, evitando tensionar alguns demais e deixar que outros fiquem por demais relaxados. Novamente, a ginástica laboral pode ajudar.

 

Acessórios importantes para quem trabalha por longas horas em frente ao computador:

Apoio de punho para mouse: posicionado para apoiar o punho, mantendo-o em posição neutra, ele diminui o estresse desta região.

Apoio de punho para teclado: ao sustentar os punhos durante a digitação, corrige o posicionamento de braços e ombros.

Apoio para pés: ajuda a posicionar os pés durante longas horas sentado. Os que permitem a troca de posição garantem alívio à coluna.

Suporte para monitor: ajusta a altura do monitor, que deve ficar na linha dos olhos do usuário ou levemente abaixo dela.

Suporte para texto: permite que digitadores e usuários que trabalhem com grandes volumes de texto impresso diminuam o esforço da coluna cervical.

Suporte para notebook: com ele o notebook pode ser usado como desktop, melhorando a ergonomia ao colocar a tela na altura dos olhos do usuário.

Invista na ergonomia do ambiente de trabalho, priorize o bem-estar e o conforto dos seus colaboradores. Em troca, você terá pessoas mais motivadas e saudáveis, o que acaba por se traduzir em desempenhos sempre melhores.

Confira tudo que a Prolabore pode fazer para ajudar você nesta cruzada a favor da ergonomia e da boa saúde das suas equipes.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

6 out

10 dicas de ergonomia para quem trabalha com computador

São procedimento e hábitos simples, mas que podem fazer a diferença na prevenção de uma série de lesões.

Leia mais
26 Maio

Organize sua mesa de trabalho de forma ergonômica

É fundamental que se siga um padrão ergonômico para preservar a saúde do funcionário e, ainda, aumentar a produtividade e coesão do ambiente como um todo.

Leia mais
16 jun

Laptite: conheça a doença relacionada aos notebooks

O fato de monitor e teclado serem acoplados prejudica a postura, gerando danos à saúde dos usuários.

Leia mais