6 out

10 dicas de ergonomia para quem trabalha com computador

A ergonomia é fundamental na organização dos ambientes de trabalho para evitar danos à saúde dos colaboradores e os consequentes prejuízos ao trabalho em si, em função do menor rendimento e até mesmo das ausências de funcionários em licença médica. Quem trabalha direto ao computador, por exemplo, costuma passar longas horas em posições rígidas ou francamente prejudiciais sem perceber.

Assim, reunimos aqui 10 dicas de ergonomia para essas pessoas que ficam horas em frente às telas executando suas atividades. São procedimentos e hábitos simples, mas que podem fazer a diferença na prevenção de uma série de lesões. Confira!

1 Atenção aos movimentos: tente não inclinar ou girar o tronco e o pescoço enquanto trabalha. Por exemplo: providencie um suporte com altura adequada para algum documento ou material que você precise consultar enquanto digita.

2 A importância das pausas: nunca é demais repetir que pausas frequentes ao longo do dia aliviam a carga de tensão. Elas podem ser breves – 1 a 2 minutos a cada meia hora, ou 5 minutos a cada hora. As pausas mais longas podem inclusive incluir algumas técnicas de alongamento ou até mesmo levantar e caminhar um pouco.

3 Tente usar um pouco menos o mouse e os cliques. Experimente utilizar teclas de atalho, combinações de teclas e programas que permitam diminuir os movimento repetitivos no mouse.

4 Ao trabalhar, procure manter os ombros bem relaxados e os cotovelos posicionados junto ao corpo.

5 Evite segurar objetos como lápis ou caneta enquanto estiver digitando.

6 De vez em quando, dê um descanso aos olhos procurando olhar para outra direção e objetos diferentes.

7 As pessoas costumam usar mais força que o necessário para usar o teclado. Preste atenção, mantenha as mãos relaxadas e evite bater nas teclas com força demais.

8 Tente alternar tarefas para evitar que o corpo fique por longos períodos na mesma posição.

9 Deixe seu computador da melhor maneira para você: o tipo e o tamanho da letra, cores da tela, o ponteiro do mouse, tudo pode ser regulado de acordo com as suas preferências, garantindo mais conforto.

10 Pratique exercícios aeróbicos que sejam adequados para você. Os benefícios, e não só para usuários de computador, são inúmeros, diminuindo a tensão e promovendo uma boa saúde.

Essas medidas simples podem melhorar muito a sua qualidade de vida e até mesmo o seu rendimento no trabalho, principalmente se aliadas a um mobiliário ergonômico. Continue acompanhando nossas dicas!

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

6 abr

Ergonomia e tecnologia: como otimizar o ambiente de trabalho

Além de contar com móveis e utensílios ergonômicos tradicionais, hoje é possível contar com tecnologias que oferecem mais conforto para as rotinas de trabalho.

Leia mais
4 maio

Ergonomia: 3 erros comuns na rotina de trabalho no escritório

Você já parou para pensar em como é estruturado o seu ambiente de trabalho? Diversos erros são cometidos devido à falta de ergonomia. Saiba como evitá-los.

Leia mais
9 fev

Evitar problemas no pescoço garante boa saúde de colaboradores

É preciso fazer uma adequação ergonômica no ambiente de trabalho e nos hábitos adotados durante a jornada laboral.

Leia mais
Chame no Whatsapp