22 jun

5 motivos para investir em ergonomia

Investir na saúde dos colaboradores é investir no futuro e no desenvolvimento da empresa. Afinal, profissionais felizes trabalham com mais satisfação e são mais eficientes. Um estudo realizado na Universidade de Warwick (Reino Unido) apontou que empregados felizes são 12% mais produtivos.

Neste contexto, as empresas têm percebido que existe, sim, retorno sobre o investimento aplicado em ergonomia. Ficou interessado em saber mais sobre os benefícios que a atenção à ergonomia no ambiente de trabalho pode trazer para sua empresa? Então, confira as nossas dicas a seguir:

  1. Aumento da produtividade

    Como falamos, as melhores soluções ergonômicas melhoram, também, a produtividade do colaborador. Por exemplo: um trabalhador pode ter dificuldades ao apertar um parafuso, o que também impacta na qualidade do produto. Outro exemplo é um profissional de escritório que não consegue se concentrar nas suas tarefas em função de uma dor nas costas.

    Portanto, ao projetar um ambiente de trabalho com base na boa postura, o resultado é menos esforço, menos movimentos incorretos e uma estação de trabalho mais eficiente para auxiliar no sucesso da realização das tarefas.

  2. Redução de custos

    Ao reduzir os fatores de risco relacionados à ergonomia, você evita a ausência dos colaboradores por motivos médicos. Assim, é possível evitar, por exemplo, custos com a contratação de profissionais temporários, horas extras, despesas médicas, etc. Isso representa uma economia significativa.

  3. Satisfação do colaborador

    Os benefícios da ergonomia no ambiente de trabalho também são levados para a vida pessoal, o que contribui para a felicidade e bem-estar mental do colaborador. Entre essas vantagens, estão:

    • Menos ansiedade, estresse e depressão
    • Mais disposição para a prática de atividades físicas
    • Sensação de felicidade prolongada
    • Mais disposição para interagir com os colegas
  4. Melhoria da cultura de segurança

    A ergonomia mostra o compromisso da sua empresa com a segurança e a saúde como um valor central. Lembre-se: colaboradores saudáveis ​​são o seu bem mais valioso. Então, criar e promover a cultura da segurança e da saúde na sua empresa ajuda a garantir o sucesso no atingimento das metas.

  5. Mais atenção e cuidado

    Os colaboradores percebem quando a empresa está investindo em melhorias e, logo, começam a cuidar do ambiente de trabalho também. Pintar uma parede descascada, consertar algum equipamento estragado, comprar móveis novos: veja como tudo isso é percebido pelas pessoas e como isso reflete no clima de trabalho. Quando as pessoas trabalham com conforto, a tendência é que a rotatividade e o absenteísmo sejam reduzidos e o envolvimento de todos com o trabalho aumente.

Entre em contato com a Prolabore e conheça tudo sobre os nossos produtos, desenvolvidos especialmente para atender às necessidades dos mais diferentes tipos de profissionais. Acompanhe o nosso blog e encontre ainda mais informações relevantes sobre ergonomia e como ter um ambiente de trabalho sempre saudável.

selecione a sua altura:
Altura da área de trabalho (1)
Altura do apoio da região lombar (2)
Altura do assento (3)
Profundidade do assento (4)

Author:

Chame no Whatsapp