17 3 nov

Conheça as 6 doenças que mais levam ao afastamento do trabalho

As doenças causadas por esforço repetitivo ou estresse originadas no ambiente de trabalho, chamadas de doenças ocupacionais, afetam tanto patrões como empregados. Isso porque, além de acarretar problemas para o trabalhador, essa situação prejudica a empresa, uma vez que o afastamento de um profissional do seu posto de trabalho apresenta como principal consequência a queda no rendimento.

Por isso, é indispensável que a companhia esteja sempre preocupada em oferecer todos os cuidados para diminuir os riscos de acidentes e doenças relacionadas à atividade laboral exercida. Também é importante garantir que o colaborador tenha consciência sobre cuidados preventivos e um acompanhamento do seu estado de saúde.

Neste contexto, algumas doenças laborais são mais comuns, podendo resultar no afastamento do trabalho por vários dias consecutivos e, em alguns casos, até por meses. Desta forma, é fundamental que a empresa fique atenta e redobre o cuidado com determinadas patologias. Conheça algumas delas:

Dor nas costas

Hoje, oito em cada dez pessoas convivem com a dor nas costas. Um levantamento feito pela Previdência Social apontou que, só no primeiro trimestre de 2016, foram mais de 24 mil afastamentos em função do problema. Mas essa é uma doença que pode ser combatida por meio de simples soluções ergonômicas e postura correta.

2 Lesões no joelho

Não ter uma rotina frequente de exercícios físicos e permanecer sentado por muito tempo no escritório são hábitos que ajudam a enfraquecer os membros inferiores. Somado a isso, ao carregar peso em excesso, por exemplo, as chances de ter uma lesão no joelho só aumentam. Por isso, além de manter-se sempre ativo, é importante cuidar da postura na hora de fazer determinados movimentos que o trabalho exige, como sentar, levantar ou carregar caixas.

3 Varizes

Esta é outra doença que afeta os profissionais que ficam muito tempo sentados no escritório. As varizes são responsáveis por casos de afastamento do trabalho em função da dor e do inchaço que provocam nos membros inferiores. Portanto, movimentar mais as pernas durante o expediente é uma boa solução para evitar este problema.

4 Hérnias

O carregamento de peso excessivo é a principal causa da hérnia. Isso porque a hérnia é um problema que envolve o aspecto mecânico do corpo, ou seja, que envolve a força. Essa é a característica comum entre os diferentes tipos de hérnia.

  • Abdominais: o esforço pode fazer com que se abra uma passagem entre os músculos, fazendo com que os órgãos saiam da cavidade abdominal.
  • De disco: o esforço ao carregar muito peso ou fazer exercícios de forma errada causa prejuízos ao disco, na coluna vertebral..
  • De hiato: o esforço pode estar relacionado ao sobrepeso, que impacta o fechamento da passagem entre o estômago e o esôfago, causando o famoso refluxo do ácido estomacal.

5 Doenças do coração

Engana-se quem pensa que os problemas cardíacos estão relacionados somente à genética e à má alimentação. As doenças do coração podem ter origem ou ser agravadas pelo estresse ocasionado pela pressão no ambiente de trabalho.

Um estudo da Universidade do Sul da Dinamarca comprovou que ficar mais de quatro horas sentado aumenta o risco de adquirir doenças como estresse e problemas cardiovasculares. Sendo assim, para evitar complicações cardíacas nos colaboradores, as empresas devem investir em estratégias para melhorar a sua qualidade de vida, como a adoção da ginástica laboral.

6 Ansiedade, depressão e estresse

A cobrança intensa por resultados no trabalho aumenta os níveis de ansiedade e estresse do trabalhador, podendo levar à depressão. Por isso, estipular metas possíveis e estimular a boa convivência entre os colegas de trabalho estão entre as soluções que podem ser praticadas pelo líderes das empresas para manter a sua equipe saudável, inclusive psicologicamente.

Em média, 269 trabalhadores são afastados por dia no Brasil

De acordo com informações da Previdência Social, no primeiro trimestre de 2016, em média, 269 trabalhadores foram afastados por dia no Brasil em função de doenças ocupacionais.

Para diminuir os índices de doenças desse tipo, é importante adotar hábitos saudáveis e fazer exames regularmente. Por sua vez, as empresas também são responsáveis pela garantia da saúde dos colaboradores e devem investir em um mobiliário ergonômico e em uma equipe de medicina do trabalho para evitar o surgimento de doenças causadas pela rotina laboral.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

8 jun

5 riscos ergonômicos a evitar na sua empresa

Saiba o que são os riscos ergonômicos e confira o que fazer para prevenir cinco situações comuns que ameaçam as organizações.

Leia mais
17 nov

Atenção aos riscos de trabalho no escritório

Ainda que não apresente os mesmos perigos do chão de fábrica, o escritório pode, sim, prejudicar a saúde do trabalhador.

Leia mais
18 maio

Já ouviu falar em perícia trabalhista? Saiba mais sobre o assunto

As doenças ocupacionais estão entre os diferentes casos tratados pela perícia trabalhista. Prepare a sua empresa para oferecer um ambiente de trabalho saudável.

Leia mais
× Como posso te ajudar?