18 ago

Call center: dicas para aumentar a produtividade da equipe

Comandar uma grande equipe de trabalho que realiza tarefas quase sem descansar durante o dia inteiro pode ser um grande desafio para o gestor de um call center. Isso porque os colaboradores estão constantemente enfrentando problemas de exaustão, estresse ou cansaço em decorrência da rotina agitada. Nesse contexto, destaca-se o ambiente de trabalho que sabe priorizar a saúde individual dos profissionais sem afetar o andamento das atividades.

Para isso, o passo inicial deve ser tornar o espaço físico um local confortável para todos. Considere que esse é um lugar onde as pessoas passarão cerca de 8 a 10 horas do seu dia, e um ambiente que não vise ao bem-estar pode ser o primeiro fator desfavorável. Reconheça o diferencial de apostar em produtos ergonômicos, como cadeiras, mesas, suportes para computador e demais acessórios projetados com foco na saúde e na qualidade de vida.

O grande objetivo da liderança de uma central de atendimento é conseguir gerar motivação e disposição para que cada um desempenhe as suas funções e se sinta bem ao mesmo tempo. Portanto, explore métodos para que os colaboradores não precisem trabalhar de modo ininterrupto, pois isso gera exaustão e pode diminuir a produtividade individual. Tente, por exemplo, apresentar as metas diárias ou semanais logo no início do expediente para que o profissional possa planejar a sua rotina, intercalando as suas tarefas com pausas regulares sem tirar o foco do cumprimento dessas metas.

Outra opção para buscar a motivação pode ser apresentar um feedback dos resultados com certa frequência para a equipe, seja para mostrar números positivos gerados pela dedicação de cada um ou números negativos para incentivar os colaboradores a desempenhar as atividades com mais ímpeto. Essa ainda é uma oportunidade para desenvolver novas estratégias para a empresa, pois você, assim como eles, também deve estar sempre atualizado.

E, por fim, uma recomendação de tamanha importância para o gestor é ouvir a demanda de cada profissional para otimizar o ambiente. Do mesmo modo que um call center busca melhorar o seu atendimento ao cliente por meio da central de reclamações, a liderança da empresa deve conhecer as necessidades da sua equipe. E o melhor jeito para resolver isso é estar aberto a ouvir a opinião de cada um. Portanto, mantenha uma relação aberta com os operadores para que eles ajudem você a construir um espaço ideal para trabalhar.

O call center está entre as empresas com maior rotatividade de colaboradores justamente por conta das dificuldades que a rotina de trabalho apresenta. Ao adotar essas e identificar outras medidas, você pode reduzir a taxa de demissões e contar com uma equipe alinhada, com trabalhadores com alta produtividade.

A Prolabore oferece um mobiliário designado justamente para ambientes como call centers. Entre em contato e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio!

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

2 mar

Call center: ergonomia ajuda colaboradores na rotina de trabalho

É possível eliminar até mesmo aqueles problemas que afastam os trabalhadores de call center, como as dores nas costas.

Leia mais
3 nov

Conheça as 6 doenças que mais levam ao afastamento do trabalho

Em alguns casos, o colaborador pode ficar meses sem conseguir exercer as suas atividades laborais.

Leia mais
22 dez

Criar ambientes de descontração no escritório também é ergonomia

Fazer pausas no trabalho para a descontração e poder desopilar em um ambiente agradável aumenta a produtividade e a qualidade de vida de uma equipe.

Leia mais
Chame no Whatsapp