14 jul

Fadiga Ocular pode ser evitada com alterações simples no ambiente de trabalho

O estresse é considerado hoje um dos maiores males da rotina de trabalho. Passar de 8 a 10 horas sentado em frente ao computador pode acabar sobrecarregando a condição física de funcionários e resultar em danos para a saúde de cada um. Trabalhar de frente para uma tela oferece sérios riscos para os olhos, ainda mais nesta era digital em que vivemos acostumados a mexer no celular e a assistir televisão nos horários livres.

A fadiga ocular é uma das consequências causadas por esse excesso de exposição às telas do computador, do celular, do tablet, da TV, do notebook… Conhecida também como “vista cansada”, é um problema comum e recorrente identificado por problemas na visão, cansaço no corpo, ardência nos olhos e fortes dores de cabeça. Pessoas que já têm alguma deficiência ocular, como miopia ou hipermetropia, estão ainda mais expostas.

Muitos são os fatores que podem ocasionar problemas para os olhos dentro do ambiente profissional, tais como a iluminação, o ajuste da tela do computador e também a altura da cadeira. Passar grande parte do dia sob condições incorretas ocasiona ainda dores no pescoço, na coluna e, consequentemente, estresse. Problemas de saúde são hoje o principal motivo de afastamento do trabalho e isso pode ser evitado através de medidas simples, tais como:

  • Tela do computador: deve estar a no mínimo 50 cm de distância e posicionada na linha dos olhos, para evitar dores no pescoço. A tela também deve estar limpa, sem manchas ou marcas de dedo.
  • Cadeira: tão importante quanto ajustar a cadeira de acordo com a altura da mesa é manter a postura, sem deixar a coluna torta. Procure estar com a região lombar (parte inferior das costas) no encosto.
  • Iluminação: elimine brilhos e reflexos, pois estes podem ser muito prejudiciais à vista.

Uma outra questão que pode ser o diferencial para evitar a fadiga ocular é a mudança de hábitos durante o expediente. O cansaço nos olhos se dá principalmente por estarmos focando em um único ponto durante muito tempo, portanto é recomendado descansar a vista em certos períodos regulares. Algumas dicas para isso são:

  • Pisque: é de fundamental importância manter esse hábito constante. Para que o estresse não faça você perder o ritmo, deixe algum recado próximo à tela para lembrar-se de piscar com frequência.
  • Faça pequenas pausas: não é saudável ficar sentado em frente ao computador durante várias horas. Por isso, procure levantar, dar uma caminhada e espairecer um pouco.
  • Mude o foco: como já dito, manter a visão focada em apenas um ponto é o que causa o cansaço. Portanto, é recomendado que a cada 30 minutos você direcione a vista durante cerca de um minuto para algum outro ponto que esteja, de preferência, a alguns metros de distância.

É sempre importante contar com um ambiente que ofereça as condições corretas para os funcionários desempenharem suas atividades com o conforto que respeite às condições de saúde. Saber como ajustar alguns pontos e adotar hábitos simples em sua rotina podem ser as soluções para evitar o desgaste do dia-a-dia.

Author:
Tags: ,

POSTS RELACIONADOS

6 out

10 dicas de ergonomia para quem trabalha com computador

São procedimento e hábitos simples, mas que podem fazer a diferença na prevenção de uma série de lesões.

Leia mais
11 ago

Posicione corretamente o computador no trabalho em 3 passos

Por incrível que pareça, o maior índice de afastamentos do trabalho está nas empresas onde os colaboradores trabalham sentados em frente ao computador.

Leia mais
22 set

Por que me preocupar com a iluminação do ambiente de trabalho?

Um dos fatores básicos, que muitas vezes acabam não sendo preocupação para o gestor de uma empresa, é a iluminação do ambiente profissional.

Leia mais
Chame no Whatsapp