Como a ergonomia pode reduzir os afastamentos por doenças mentais
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, em 2017, um documento informando que, até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo e a maior causadora de afastamentos do ambiente de trabalho. Segundo o mesmo estudo, o Brasil é o país com mais casos na América Latina, com cerca de 5,8% da população sofrendo com a doença.
Somente no ano de 2017, foram 43,3 mil afastamentos de trabalhadores brasileiros por episódios depressivos. No mesmo ano, outros transtornos de ansiedade representaram 28,9 mil afastamentos, ocupando, respectivamente, a 10º e 15º colocação no ranking geral de afastamentos do INSS.
Como evitar o problema
São inúmeros os fatores que podem levar à depressão e a outras doenças mentais, mas, quando nos referimos ao ambiente trabalho, as principais causas são: o excesso de demandas, pressão, competitividade excessiva, insegurança, estresse, entre outros.
Evitar transtornos mentais não é tarefa simples, mas com o emprego correto de algumas técnicas, é possível diminuir a quantidade de casos. A lógica é simples: se o trabalho está causando essas doenças, é preciso alterar a rotina profissional, certo? Sim, essa é a resposta correta, mas como alterar o ambiente de forma a diminuir esses casos?
Já não é novidade que a utilização de equipamentos adequados para o exercício de cada função interfere não só na saúde física dos trabalhadores, mas também leva ao estresse e outros transtornos. E como falamos, esses transtornos, se acumulados, são capazes de ocasionar doenças ainda mais graves, como depressão e ansiedade, podendo levar ao afastamento do colaborador.
Ou seja, para diminuir o índice de casos de transtornos mentais, o primeiro passo é repensar o ambiente da empresa a fim de evitar o desenvolvimento de situações que gerem estresse ao trabalhador. Um local pensado ergonomicamente diminui dores e tensões, facilita o trabalho diário e o deixa mais confortável, isso sem falar que impacta na mente dos colaboradores e no seu processo de resposta às atividades e demandas exigidas, diminuindo, assim, a incidência de transtornos que causam o afastamento dos profissionais.
Então, entre em contato com a Prolabore e transforme o ambiente da sua empresa para melhor, aumentando a produtividade de toda a sua equipe.
Author: Prolabore
Tags: ergonomia no trabalho, móveis ergonômicos, saúde e prevenção de doenças