9 nov

Como evitar problemas relacionados à má postura e a esforços repetitivos?

Um dos problemas mais recorrentes nos ambientes de trabalho são as dores derivadas de má postura e posicionamento inadequado, seja da coluna, dos braços, dos punhos ou das mãos. Elas surgem não somente quando você senta na cadeira uma ou duas vezes de forma incorreta, mas quando realiza esse movimento de forma repetitiva, várias vezes ao dia.

Mas, afinal, como resolver essa questão? Somente com boas orientações sobre como manter uma boa postura durante o trabalho? Na realidade, esse pode até ser fundamental – essas são dores e problemas que nascem, em sua maioria, no decorrer do expediente -, porém, existem outras maneiras de evitar dores e doenças relacionadas a esforços repetitivos.

 

Principais causas das doenças por má postura e esforço

O primeiro passo para eliminar qualquer problema relacionado à postura e ao esforço excessivo e repetitivo é conhecer algumas de suas causas:

  • Passar horas trabalhando na mesma posição, sem movimentar ou alongar o corpo.
  • Utilizar um mobiliário que não condiz com as suas características, deixando braços e pernas desconfortáveis.
  • Estresse.
  • Jornada de trabalho com ritmo intenso.
  • Prática de esportes que exijam grande esforço das articulações.

 

Como evitar essas doenças

Problemas como tendinite e bursite estão ligados a hábitos inadequados durante a jornada de trabalho, como passar horas com uma postura desalinhada ou fazer esforço de forma desconfortável e repetidamente. Mas é possível prevenir essas doenças. Quer saber como? Veja a seguir:

 

Tendinite

Para prevenir a tendinite, é importante adotar hábitos que diminuam o desconforto e o esforço ao realizar as atividades. Atenção à posição de braços e mãos e fazer pausas durante a realização das tarefas são essenciais para manter a saúde dos tendões. Certifique-se de que seus pulsos estão em posição confortável ao digitar e procure alongar-se de tempos em tempos.

 

Bursite

Assim como ocorre com a tendinite, o desenvolvimento da bursite pode ser prevenido a partir da adoção de hábitos que diminuem o desconforto e o esforço excessivo durante a realização das tarefas. Junto a isso, cuidados com a posição das mãos e dos braços e fazer pausas ao longo do dia são medidas indispensáveis.

 

Síndrome do Túnel de Carpo

Além de evitar esforços ao realizar movimentos repetitivos, para prevenir a Síndrome, é essencial fazer alguns intervalos entre as atividades com o objetivo de relaxar a musculatura das mãos e dos dedos.

 

Tenossinovite dos Flexores dos Dedos

A melhor forma de prevenir a Tenossinovite dos Flexores dos Dedos é evitando movimentos repetitivos e impactos nessas articulações. Você pode fazer isso ao alternar as atividades e também ao apostar em acessórios que amortecem os movimentos.

 

Mialgia

Evitar posições incômodas, fazer alongamentos durante a jornada de trabalho e ao praticar exercícios e, principalmente, conhecer o limite do seu corpo são alguns dos principais hábitos que previnem a dor muscular.

 

Epicondilite Lateral

No dia a dia, é importante evitar esforços repetitivos, realizar pausas frequentes durante as atividades e garantir que os braços estejam na melhor posição durante a jornada de trabalho para que não haja sobrecarga no cotovelo ou nos músculos do antebraço.

 

Doença de Quervain

Alguns hábitos podem ajudar a prevenir a doença, como alternar o uso dos polegares ao digitar. Para trabalhos que exigem movimento repetido de pinça, é importante alternar as mãos durante a realização da atividade. Também é essencial manter os punhos confortáveis, evitando levantá-los ou baixá-los repetidamente.

 

Percebeu como a prevenção das doenças relacionadas aos movimentos repetitivos está ligada à boa postura e, logo, à escolha correta do mobiliário? Por isso, é fundamental saber escolher móveis ergonômicos de qualidade, que possam ser adaptados aos diferentes biotipos para proporcionar a melhor condição de trabalho para os seus colaboradores. Continue acompanhando o nosso blog e entre em contato com a Prolabore para que possamos ajudá-lo a mobiliar o seu local de trabalho.

Author:
Tags: , , ,

POSTS RELACIONADOS

4 mar

Atentar para a postura durante estudos evita lesões

O espaço de estudo deve estar adequado ergonomicamente assim como o seu ambiente de trabalho

Leia mais
11 nov

Ambiente de trabalho bem planejado diminui preocupações da empresa

A ergonomia pode ajudar muito para evitar pequenos problemas na rotina dos trabalhadores

Leia mais
13 jul

Conheça as 3 principais causas de afastamento do trabalho

Dor nas costas, lesões por movimentos repetitivos e depressão estão entre os principais problemas enfrentados pelos profissionais. Saiba como repará-los.

Leia mais