31 Maio

Como organizar um ambiente ergonômico para quem trabalha em pé

É comum, quando falamos em ergonomia, fazermos automaticamente a ligação com ambientes de escritório, onde os colaboradores passam a maior parte do tempo sentados. No entanto, a ergonomia também deve ser aplicada para quem trabalha em pé.

Passar muito tempo trabalhando em pé pode ser extremamente cansativo e capaz de causar dores nas costas, pés e tornozelos, além de gerar problemas de circulação nos membros inferiores. Para quem exerce esse tipo de atividade existem algumas dicas que podem diminuir essas condições, como movimentar-se com frequência, sentar durante os intervalos e usar roupas leves.

 

Porém, além das dicas, também existem equipamentos pensados estrategicamente, com ergonomia, para suprir a demanda desses trabalhadores. Conheça alguns:

 

Banco semi-sentado

Para as atividades que devem ser exercidas em pé, o banco semi sentado é uma ótima opção ergonômica para não prejudicar a postura do trabalhador. Esse banco permite que o profissional mantenha a região do quadril apoiada no assento, porém, permanece em pé.

A posição do banco, além de melhorar a postura, permite eliminar a pressão nos pés e melhora a circulação sanguínea. E, por ser de altura regulável, adapta-se ao porte de qualquer trabalhador. Assim, a troca de turno não será um problema.

 

Apoio para pés

Frequentemente utilizado por quem trabalha sentado, o apoio para pés também pode ser um ótimo aliado ergonômico de quem trabalha de pé. O trabalhador pode utilizá-lo revezando o pé apoiado para diminuir a tensão, contribuindo para a distribuição de peso no corpo, além de melhorar a circulação sanguínea.

 

Bancada

Em casos em que trabalhar em pé frente a uma bancada, a altura do móvel também influencia. A definição do tamanho depende do trabalho a ser executado e da posição do cotovelo da pessoa que o executará. Normalmente, a bancada deve ficar de 5cm a 10cm abaixo da altura dos cotovelos. Mas como falamos, a função exercida é que determinará essa condição.

 

Ficou interessado em mudar o ambiente da sua empresa para melhor? Entre em contato com a Prolabore e veja a produtividade do seu negócio subir.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

6 out

10 dicas de ergonomia para quem trabalha com computador

São procedimento e hábitos simples, mas que podem fazer a diferença na prevenção de uma série de lesões.

Leia mais
10 jul

4 motivos para sua empresa investir em ergonomia

A ergonomia desenvolve e aplica técnicas no trabalho aumentando a produtividade. Mas nem todos conhecem essa prática.

Leia mais
24 jun

A importância da boa postura no combate à síndrome do impacto

Síndrome é a causa mais comum da bursite e da tendinite

Leia mais