18 6 abr

Ergonomia e tecnologia: como otimizar o ambiente de trabalho

A tecnologia tem invadido diversos segmentos do mercado e auxiliado na operação de diferentes processos e tarefas. Existem ferramentas, sistemas e softwares diferentes que atendem as necessidades do dia a dia de trabalho com muita eficiência, permitindo que os profissionais da organização se tornem mais estratégicos para a empresa em um ambiente de trabalho super ergonômico. Mas, como isso acontece?

Quanto mais a tecnologia avança, maiores são as oportunidades para a ergonomia. Hoje, além de contar com móveis e utensílios ergonômicos
tradicionais, como cadeiras, mesas, apoiadores para os pés e antebraços, assim como mouse pads ergonômicos – que ajudam (e muito) a manter a saúde de qualquer trabalhador -, é possível que a sua equipe passe por menos esforços, tenha uma adaptação mais rápida para realizar atividades repetitivas e, consequentemente, melhores condições de trabalho ao apostar na eficácia das inovações apresentadas ao mercado.

Conheça alguns exemplos

A Ford, por exemplo, já aposta no uso de tecnologias de realidade virtual para garantir a ergonomia dos trabalhadores que atuam na linha de montagem. Além de ter um ambiente de trabalho estruturado de forma ergonômica, a empresa faz simulações virtuais do trabalho dos operadores para entender aspectos como postura, frequência de movimento, interferências manuais e capacidade de carregamento, e analisar os riscos dessas atividades para a saúde do colaborador do setor de produção.

Outra forma de compor a ergonomia da sua empresa está em apostar em inovações como o exoesqueleto, um novo traje de trabalho para aqueles que atuam no chão de fábrica. Conhecido como ‘armadura’, ele serve para facilitar o desenvolvimento de movimentos que exigem grandes esforços, absorvendo o peso do tronco, dos braços ou do corpo todo, eliminar a fadiga muscular do trabalhador e otimizar o processo produtivo. Além disso, para aqueles que atuam em escritórios e passam a maior parte do dia sentados, existem armaduras como um cinturão abdominal lombar, que ajudam a manter a boa postura durante a jornada de trabalho.

E você, já conhecia essas inovações? Sabe como começar a organizar o seu ambiente de forma ergonômica? A nossa dica é: prepare a sua empresa para esse novo ambiente de negócios. A tendência é de que as tecnologias cheguem cada vez mais rápido e as empresas que se adaptarem com velocidade a essa realidade poderão ganhar em competitividade e ter mais chances de sucesso no mercado. Ficou curioso? Então continue lendo o blog e saiba mais sobre ergonomia no ambiente de trabalho.

Author:
Tags: ,

POSTS RELACIONADOS

27 abr

Tudo que você precisa saber sobre a Norma Regulamentadora NR 17

Entenda o que é a NR 17, confira o que alguns artigos da norma dizem e saiba por que ela é tão importante para o bom funcionamento de uma empresa.

Leia mais
24 nov

Sedentarismo e trabalho não combinam

É importante que a empresa garanta boas condições de trabalho para que o colaborador se sinta disposto a praticar exercícios.

Leia mais
12 jan

Sentir dores influencia na rotina de trabalho, diz pesquisa

A tensão gerada no ambiente de trabalho pode refletir nos ombros e nas costas, causando dor de cabeça.

Leia mais
× Como posso te ajudar?