5 jan

3 dicas para passar as férias sem dores no corpo

Estamos no começo de um novo ano e, nessa época, muitas pessoas se organizam para entrar em férias no trabalho ou procuram viajar nos finais de semana para relaxar e fazer atividades diferentes do seu cotidiano. Porém, é nesse período de relaxamento que toda a carga carregada durante o ano que passou vem a tona e as dores no corpo não perdoam, aparecem quando você menos espera – normalmente, quando não se está mais tão tenso com o trabalho e a rotina.

Então, para realmente aproveitar o tempo de pausa da jornada de trabalho e das obrigações diárias, é preciso buscar ao longo do ano manter a saúde do seu corpo e mente. Assim, as chances de sentir dores em um momento indevido são muito menores. Mas, afinal, como fazer isso? Existem algumas medidas que podem ajudar você a encarar as tarefas rotineiras de forma mais saudável e tornar as suas férias muito mais relaxantes e especiais.

Confira as nossas dicas para não passar as férias com dores no corpo:

1 Evitar a má postura

Estatísticas revelam que quem sofre com algum problema na coluna tem 85% a mais de chance de ter uma crise no começo do ano. A causa seria o estresse acumulado ao longo do ano anterior combinado com um relaxamento abrupto. Por isso, é importante cuidar da postura ao longo de todo ano. Por isso, esteja sempre atento para sentar de maneira correta e manter a postura ereta quando se trabalha em pé.

2 Cuidar da ergonomia no ambiente de trabalho

Pode-se dizer que as pessoas passam, às vezes, mais tempo no trabalho do que nas suas próprias casas. Pensando nisso, a nossa segunda dica é procurar manter a ergonomia no ambiente de trabalho. Isso reduz o número de afastamentos por problemas de saúde e de acidentes de trabalho, e melhora as chances de se ter um período de férias saudável. Uma cadeira confortável, adequada para o biotipo dos colaboradores, pode fazer toda a diferença para manter a saúde das costas, por exemplo. Outros acessórios muito importantes são os apoiadores para os pés e antebraços, além de evitar diversas lesões, ajudam qualquer profissional a manter o corpo em uma posição saudável durante o experiente.

3 Fazer exercícios físicos

Ao longo do ano, é importante fazer exercícios semanalmente para manter a saúde física e mental – e combinar essa prática a atividades saudáveis também durante o expediente, como fazer alongamentos para os braços e pernas. Antes ou depois da jornada de trabalho, procure uma atividade que você goste, assim é possível ter um corpo mais saudável para enfrentar rotinas intensas de trabalho e, no período de férias, estar 100% para aproveitar e descansar.

A nossa quarta dica não está relacionada às diferentes maneiras de evitar dores no corpo, mas serve como um alerta para aqueles que já tem algum problema, como dores nas costas e no pescoço, lombalgias, ciáticas e ciatalgias. Procure evitar viagens longas de carro, ônibus ou avião, em que você passa o muitas horas sentado em uma mesma posição. Isso pode acabar sendo um verdadeiro vilão e colocar em risco o tão sonhado período de descanso.

Author:
Tags:

POSTS RELACIONADOS

18 maio

Já ouviu falar em perícia trabalhista? Saiba mais sobre o assunto

As doenças ocupacionais estão entre os diferentes casos tratados pela perícia trabalhista. Prepare a sua empresa para oferecer um ambiente de trabalho saudável.

Leia mais
8 dez

Mudanças na cultura das empresas e os novos ambientes de trabalho

Diferentes modelos de negócio provocam alterações desde a mentalidade de operação até a ergonomia.

Leia mais
20 abr

O papel da ginástica laboral na prevenção de LER/DORT

Conheça as vantagens de promover práticas como a ginástica laboral e compor o ambiente de trabalho com ergonomia.

Leia mais
Chame no Whatsapp