18 18 maio

Já ouviu falar em perícia trabalhista? Saiba mais sobre o assunto

No dia a dia de uma organização, não basta pensar em como otimizar os processos, organizar as tarefas e operações da empresa e coordenar as
funções dos profissionais. Existem algumas normas a serem seguidas que devem ser priorizadas. Você já ouviu falar no termo perícia trabalhista voltada para a ergonomia? Conheça tudo sobre o assunto, a seguir.

 

O que é a perícia trabalhista?

Durante as relações trabalhistas, é possível que surjam alguns conflitos entre empresas e funcionários, o que tem levado as pessoas a procurarem a Justiça para solucionar suas disputas. Nessas situações, muitas vezes, é preciso conferir a realidade dos fatos relatados e, para isso, é necessário que seja feita uma perícia trabalhista.

 

Objetivo e função

O objetivo da perícia trabalhista é fazer os devidos esclarecimentos sobre as alegações das partes envolvidas no processo. A função do perito, nessas horas, é revisar os contratos de trabalho e, quando necessário, elaborar os cálculos e reunir as provas para a apuração dos fatos relativos aos processos trabalhistas.

 

A perícia trabalhista lida com quais fatores?

A perícia trabalhista pode ser acionada para investigar fatos relacionados a insalubridade, periculosidade, questões contábeis ou até mesmo situações de doenças ocupacionais.

 

Como preparar a sua empresa para a perícia trabalhista?

O primeiro passo é verificar se a sua empresa está agindo de acordo com as normas e leis trabalhistas. Por exemplo, de nada adianta oferecer uma boa remuneração ou realizar promoções de cargos, se as tarefas desempenhadas pelos profissionais não se encontram no escopo disposto na Norma Regulamentadora NR 15, que controla as atividades ou operações insalubres.

Também é importante que a sua empresa seja adaptada às características fisiológicas e psicológicas das equipes. Como fazer isso? Equipando os espaços laborais com móveis, acessórios e utensílios ergonômicos, totalmente alinhados com a Norma Regulamentadora NR 17, que visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Ou seja, para não sofrer prejuízos com problemas relacionados a doenças ocupacionais, por exemplo, é preciso oferecer boas condições para os
colaboradores executarem as suas tarefas. E isso se relaciona não somente ao espaço físico, mas se as suas rotinas laborais são saudáveis. E, para que elas não sejam desfavoráveis à saúde dos colaboradores, é necessário pensar em ergonomia, investindo em mobiliário e acessórios que priorizem e favoreçam a segurança e o conforto para a execução das diferentes atividades desempenhadas pelos colaboradores.

Conheça as opções de produtos da Prolabore e organize o seu escritório de maneira que todos os profissionais se sintam confortáveis e seguros, afinal, é por meio da ergonomia que você vai conseguir evitar problemas como lesões e até afastamentos em função de doenças ocupacionais.

Author:
Tags: , , ,

POSTS RELACIONADOS

25 maio

O que é Análise Ergonômica do Trabalho (AET)?

Acompanhar de perto a rotina dos profissionais é imprescindível para somar bons resultados. Entenda como aplicar a AET no seu dia a dia de trabalho.

Leia mais
20 abr

O papel da ginástica laboral na prevenção de LER/DORT

Conheça as vantagens de promover práticas como a ginástica laboral e compor o ambiente de trabalho com ergonomia.

Leia mais
27 abr

Tudo que você precisa saber sobre a Norma Regulamentadora NR 17

Entenda o que é a NR 17, confira o que alguns artigos da norma dizem e saiba por que ela é tão importante para o bom funcionamento de uma empresa.

Leia mais
× Como posso te ajudar?