20 abr

O papel da ginástica laboral na prevenção de LER/DORT

Entre os principais problemas para a saúde da população brasileira estão as doenças que afetam o sistema osteomioarticular, como as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), que abrangem diversas patologias, como a tendinite e a bursite, por exemplo. Essas complicações são tipicamente conhecidas como ‘doenças relacionadas ao trabalho’ e são a principal causa de afastamentos no Brasil.

Porém, há notícia boa: existem diversas formas de prevenir doenças como LER e DORT e mudar essa realidade. Entre elas, estão: oferecer ferramentas eficazes para a promoção da saúde e conscientização à prática de atividade física, como as ginásticas laborais, e um ambiente de trabalho com móveis e utensílios confortáveis. Assim, sua empresa estará cumprindo com o papel ergonômico de promover um ambiente de trabalho favorável à saúde de todos além de permitir que os próprios colaboradores mantenham uma postura saudável durante o expediente.

Confira, a seguir, quais são as vantagens de promover práticas como a ginástica laboral e compor o ambiente de trabalho com ergonomia.

Vantagens da ginástica laboral

Adotar boas práticas durante a jornada de trabalho significa evitar que doenças como LER e DORT causem danos à saúde dos trabalhadores. Pensando nisso, muitas organizações usam a ginástica laboral como uma forma de prevenir lesões e manter a boa saúde dos seus colaboradores – e o mais interessante é que elas conseguem.

Como os principais objetivos da ginástica laboral são a prevenção de doenças ocupacionais e a diminuição do estresse por meio de exercícios de
alongamento e de relaxamento, sua prática se torna essencial. Realizada no próprio local de trabalho, o ideal é que a ginástica laboral ocorra todos os dias da semana e tenha curta duração: de 7 a 20 minutos, em média. Todos os exercícios são simples e baseados em alongamentos. São orientados geralmente por um fisioterapeuta ou profissional de educação física, adequados para cada setor e de fácil execução.

A proposta é que eles promovam melhorias funcionais nos sistemas do corpo humano que podem sofrer algum tipo de lesão durante os processos de trabalho. Ou seja, a tendência é que as alterações e sintomas de diversos níveis de intensidade nas estruturas osteomusculares (tendões, sinovias, articulações, nervos e músculos) diminuam e a produção no ambiente de trabalho se torne mais efetiva, além de reduzir as faltas e afastamentos.

Vantagens dos móveis e utensílios ergonômicos

Oferecer atividades como a ginástica laboral pode mudar a saúde dos trabalhadores. No entanto, é imprescindível que, combinado a isso, o ambiente de trabalho seja também ergonômico. Estamos falando de compor o espaço de colaboração com móveis e utensílios que auxiliam o colaborador a manter a saúde do seu corpo e da sua mente.

Para isso, é importante ter alguns cuidados, como: não deixar a tela do computador abaixo da linha dos olhos da pessoa e o teclado apoiado em uma mesa inadequada, pois isso pode causar problemas na coluna, nos punhos e braços. Para contornar esse problema, é preciso escolher os móveis certos: mesas (LINK PARA MESA) adequadas e cadeiras (LINK CADEIRA) específicas para atender as necessidades e o biotipo de cada profissional.

Gostou? Deseja saber mais sobre o assunto? Então continue lendo o nosso blog e entre em contato para ter mais informações sobre um ambiente ergonômico e saudável.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

9 mar

Três tipos de desvios na coluna e como se prevenir

Durante a rotina de trabalho, os problemas na coluna podem ser acentuados quando não se investe em ergonomia.

Leia mais
29 dez

Qualidade de vida dos profissionais passa pela ergonomia

Diferencial competitivo está na inclusão de diretrizes ergonômicas às suas estratégias e no impacto que isso tem na qualidade de vida de seus profissionais.

Leia mais
25 maio

O que é Análise Ergonômica do Trabalho (AET)?

Acompanhar de perto a rotina dos profissionais é imprescindível para somar bons resultados. Entenda como aplicar a AET no seu dia a dia de trabalho.

Leia mais
Chame no Whatsapp