7 jul

4 alongamentos práticos para aliviar o desconforto no dia-a-dia

A ergonomia é fundamental para a saúde física e mental, mas também para a saúde profissional. Trabalhar sentado por longos períodos de tempo em posição incorreta pode ser a causa de diversos problemas para o corpo, como estresse ou dor nas costas e nos braços. Contar com equipamentos planejados é um grande diferencial nesses momentos, mas também é pode ser bem útil conhecer alguns procedimentos para aliviar a tensão. Portanto, separamos quatro alongamentos focados em regiões do corpo que podem ser prejudicadas pelo excesso de esforço.

1 Pulso

Para quem faz muito esforço com as mãos durante o expediente, a tensão no pulso pode ser um problema. Até mesmo aqueles que trabalham na frente do computador podem sentir desconfortos na região devido ao uso do mouse. É importante saber como aliviar essas dores para, por exemplo, evitar que uma tendinite se desenvolva.

O alongamento correto consiste em esticar o braço com a palma da mão virada para frente. Com a outra mão, puxe os dedos em direção a você até sentir puxar os músculos de seu antebraço. Depois, repita o mesmo movimento com a mão virada para baixo, conforme a imagem:

Fonte: https://saude.umcomo.com.br/artigo/exercicios-para-prevenir-a-sindrome-do-tunel-do-carpo-14728.html

2 Pescoço

As dores nessa região são muito comuns para aqueles que trabalham sentados na mesma posição durante o dia. Tão importante quanto fazer alongamentos é ajustar a altura da tela do computador para que a posição do pescoço não fique tensionada. Para aliviar os desconfortos, que muitas vezes podem gerar dor de cabeça e estresse, é necessário alongar o pescoço virando a cabeça para as quatro direções: esquerda, direita, para frente e para trás, assim como na imagem:

Fonte: http://www.reliza.com.br/blog/2016/3-exercicios-rapidos-para-evitar-dores-na-nuca-e-pescoco/

3 Costas

Motivo principal de afastamentos do trabalho, a dor nas costas acaba sendo um problema recorrente para os que trabalham sentados. Para evita-la, é importante não só manter a postura correta durante o expediente, mas também realizar alongamentos para aliviar a região. Para isso, é
recomendado levantar da cadeira para esticar os braços para cima, entrelaçando os dedos, e movimentar o corpo para os dois lados. Manter-se na posição por alguns segundos ajudará a evitar a tensão na coluna.

Observe a figura abaixo:

Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br/12-melhores-alongamentos-para-costas/

4 Pernas

A circulação nas pernas também pode ser prejudicada quando trabalhamos sentados por muito tempo. A primeira recomendação é que o funcionário faça pequenas pausas para poder levantar da cadeira durante o expediente. Porém, durante esses intervalos, alguns alongamentos básicos podem e devem ser realizados. Para aliviar a região posterior das coxas, estique as pernas conforme as imagens:

Fonte: http://www.malhandocerto.com/diversos/alongamento-estatico-e-alongamento-dinamico/

Author:
Tags: , , ,

POSTS RELACIONADOS

29 dez

Qualidade de vida dos profissionais passa pela ergonomia

Diferencial competitivo está na inclusão de diretrizes ergonômicas às suas estratégias e no impacto que isso tem na qualidade de vida de seus profissionais.

Leia mais
20 abr

O papel da ginástica laboral na prevenção de LER/DORT

Conheça as vantagens de promover práticas como a ginástica laboral e compor o ambiente de trabalho com ergonomia.

Leia mais
19 jan

5 recomendações para quem trabalha em pé

O desconforto do trabalhador é um risco para a sua saúde e também para a produtividade da empresa.

Leia mais
Chame no Whatsapp