4 ago

Gestor: veja 5 dicas para tornar o ambiente de trabalho agradável

Quando falamos nos desafios que um gestor enfrenta para comandar uma empresa, lembramos de questões financeiras, de mercado, de atingir metas e afins. Mas você já parou para observar como está o ambiente interno de trabalho? Na maioria dos casos, a produtividade de um colaborador está associada ao bem-estar dele, e certos problemas, como o desgaste, podem ser solucionados com simples mudanças na rotina de trabalho.

Por exemplo: o Google, uma das maiores multinacionais do mundo, oferece um espaço completamente confortável para os integrantes da sua equipe. Por ser uma das maiores empresas de serviços online, os profissionais não escapam de longas jornadas de trabalho de até 10 horas diárias. O grande diferencial, neste caso, é o ambiente interno profissional.

Por isso, separamos cinco dicas que podem ajudar você a otimizar esta questão:

1 Crie um espaço de descontração

Incentivar algumas pausas ao longo do expediente ajuda a aumentar a produtividade individual. Tirar um pouco a cabeça das atividades diárias pode ser muito mais proveitoso do que trabalhar ininterruptamente durante toda a carga horária. Por isso, contar com um espaço de descontração no ambiente de trabalho possibilita que os colaboradores renovem suas energias e, assim, preservem sua saúde física e mental.

Esse local pode ser dos mais variados tipos e oferecer as mais diversas opções para que as pessoas sintam-se à vontade. Pode ser uma sala colorida, com poltronas, almofadas, jogos, televisão ou qualquer outra alternativa que proporcione aos colegas de trabalho um espaço onde possam relaxar, conversar, aliviar a tensão e renovar o foco.

2 Seja o exemplo

O tipo de líder que você é influencia (e muito) no modo como a equipe se porta no dia a dia. Reconheça a importância do seu papel dentro da empresa, não apenas nas questões externas, mas também para o ambiente interno. Ao ver o chefe sorrindo, tendo conversas descontraídas com os colegas ou realizando ações pautadas pela boa vontade, os colaboradores se sentirão mais à vontade para fazer o mesmo.

Busque sempre deixar o clima do trabalho o menos “pesado” possível. Lembre- se que você é capaz de contagiar os outros com simples atitudes. É claro que você deve ter cuidado com algumas brincadeiras que possam ofender alguém, mas não se esqueça que o simples ato de rir pode alegrar qualquer ambiente.

3 Limpeza e organização são fundamentais para o ambiente

Pode não parecer tão relevante associar a produtividade individual com a higiene do local, mas saiba que isso pode ser, sim, um diferencial. Imagine um profissional chegando logo cedo e dando de cara com um ambiente sujo e bagunçado. Tenha certeza de que esse não será um início de dia tão agradável para alguém começar a trabalhar.

Procure manter o ambiente sempre limpo e ajeitado, pois isso melhora até mesmo o bom humor da equipe. Ou, ainda melhor, incentive cada um a organizar sua própria mesa ao fim do expediente.

4 Celebre coletivamente as metas atingidas

Chegou o final do mês e a empresa conseguiu atingir seus objetivos? É uma grande oportunidade para uma celebração coletiva! Além de ser um incentivo para que a equipe trabalhe com empenho para alcançar as metas, esse é um ótimo momento para aproximar a turma e se divertir.

Considere realizar uma pequena festa no ambiente de trabalho, com comidas e bebidas, ou então organize um almoço ou um happy hour com todos os colaboradores. Essas opções possibilitam que os colegas estreitem as relações e criem vínculos de amizade. Essa também pode ser a hora perfeita para reconhecer o esforço de cada um.

5 Aposte em produtos ergonômicos

Para tornar a empresa um local mais agradável, não se esqueça de investir, também, no conforto dos empregados. Ao contar com produtos ergonômicos, como cadeiras, mesas e acessórios, você está criando um ambiente seguro para sua equipe trabalhar.

Além disso, ache um método criativo de lembrar aos colaboradores algumas recomendações básicas que preservam a saúde de cada um, incluindo a posição correta de sentar na cadeira e a distância que o computador deve estar dos olhos para evitar a fadiga. Cole cartazes com esses lembretes nas paredes ou envie semanalmente e-mails para reforçar o assunto.

Para encontrar as soluções ergonômicas corretas, aposte em uma empresa especialista no assunto como a Prolabore!

Author:
Tags: ,

POSTS RELACIONADOS

15 set

3 medidas para construir o ambiente de trabalho ideal

O que caracteriza um ambiente profissional ideal para se trabalhar? Como criar um espaço onde os funcionários sintam-se bem para exercer suas funções?

Leia mais
16 fev

Investir em ergonomia evita gastos para as empresas

Acidentes de trabalho e doenças ocupacionais atrapalham o dia a dia de uma organização, além de gerarem mais custos.

Leia mais
8 dez

Mudanças na cultura das empresas e os novos ambientes de trabalho

Diferentes modelos de negócio provocam alterações desde a mentalidade de operação até a ergonomia.

Leia mais
Chame no Whatsapp