18 23 mar

Ergonomia ajuda varejistas durante a rotina de trabalho

A ergonomia para os varejistas não deve estar presente somente no espaço físico da loja, organizado especialmente para atender da melhor forma aos consumidores. Além de ter um layout pensado para receber os clientes e aumentar o seu interesse na compra dos produtos, é preciso oferecer conforto aos lojistas durante a rotina de trabalho.

Os atendentes, vendedores e gerentes precisam não somente contar com uma loja funcional para exercerem as suas funções, mas com móveis e utensílios que os ajudem a manter a boa saúde durante o expediente. Confira, a seguir, como a ergonomia pode melhorar o dia a dia dos varejistas:

Estoque

Se naturalmente uma loja é estruturada para otimizar o bem-estar e o desempenho do ambiente, o estoque, por exemplo, precisa contar com certa ergonomia. Oferecer um espaço de trabalho apertado e sem muito conforto para um profissional que passa o dia recepcionando, conferindo e armazenando as mercadorias comercializadas na empresa, ou seja, organizando o estoque, pode levá-lo a ter problemas. Um desses problemas é as dores na coluna, por passar muito tempo na mesma posição (dobrando roupas ou colocando os sapatos nas prateleiras certas). Outro é a LER, lesões por excesso de movimentos repetitivos.

Para evitar esses problemas, é preciso que a própria empresa ofereça treinamentos para melhorar, e até mesmo corrigir, a forma como os profissionais atuam nesse setor. Fundamental é compor o ambiente com mobiliários ergonômicos, como mochos e banquetas, para que o varejista de estoque possa realizar suas tarefas com conforto e maior qualidade.

Operador de caixa

Uma das tarefas operacionais mais importantes para uma loja é o recebimento do pagamento, e quem está destinado a fazê-la são os operadores de caixa. Seu trabalho pode até parecer simples, mas é muito importante para o bom andamento de uma empresa no mercado – afinal, eles estão lidando diretamente com caixa da empresa.

Para manter a boa saúde do local e, consequentemente, dos colaboradores deste setor, é preciso organizar o ambiente de forma ergonômica. Além de escolher os assentos corretos para o tipo físico de cada profissional que opera no caixa, e verificar quais são as cadeiras mais confortáveis para essa atividade, é interessante pensar quais questões e utensílios podem fazer com que o seu desempenho seja ainda melhor.

Para alguns, a iluminação é extremamente importante. Além de passarem horas em frente ao computador, registrando os produtos vendidos, fazendo as cobranças e precisarem de uma iluminação no ambiente equilibrada, é necessário levar em consideração a saúde laboral do ambiente como um todo. Portanto, a nossa dica é: faça uma avaliação com todos os profissionais para saber se a luz da loja é adequada para o dia a dia de trabalho de cada um. Existem casos que uma luz mais específica pode melhorar o atendimento.

Em outros casos, são os acessórios laborais que podem auxiliar na rotina de um operador de caixa. Os apoiadores para os antebraços e pés podem ajudar o profissional a manter uma postura adequada durante o expediente e não sofrer problemas como dores na coluna e na lombar – melhorando assim o serviço oferecido ao cliente no momento de finalizar a compra.

Vendedores

Os vendedores passam a maior parte do tempo em pé, esperando os consumidores entrarem na loja. Durante esse período, precisam não somente fazer exercícios para manter a saúde do corpo, como flexionar os joelhos e dobrar e esticar os braços, mas ter hábitos ergonomicamente saudáveis.

De que maneira a empresa pode ajudá-los com isso? Oferecendo móveis ergonômicos e orientações para que eles, ao longo da jornada, sentem-se por alguns momentos. Existem assentos de descanso, como as cadeiras semi sentadas, específicas para esses profissionais que passam a maior parte do tempo em pé.

Gostou das nossas dicas? Então continue lendo o blog e confira os outros artigos da série sobre ambientes de trabalho que, de alguma forma, precisam de ergonomia para não oferecerem problemas à saúde dos seus profissionais, e conheça todas as nossas soluções.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

19 jan

5 recomendações para quem trabalha em pé

O desconforto do trabalhador é um risco para a sua saúde e também para a produtividade da empresa.

Leia mais
4 maio

Ergonomia: 3 erros comuns na rotina de trabalho no escritório

Você já parou para pensar em como é estruturado o seu ambiente de trabalho? Diversos erros são cometidos devido à falta de ergonomia. Saiba como evitá-los.

Leia mais
9 fev

Evitar problemas no pescoço garante boa saúde de colaboradores

É preciso fazer uma adequação ergonômica no ambiente de trabalho e nos hábitos adotados durante a jornada laboral.

Leia mais
Chame no Whatsapp