Call center: ergonomia ajuda colaboradores na rotina de trabalho
Os operadores de call center vivem, normalmente, uma rotina de trabalho intensa e que pode ser muito desgastante. Escalados para ouvir os consumidores e auxiliar na resolução dos seus problemas, seja com respostas prontas ou com o encaminhamento da demanda para outro setor, eles também precisam de ergonomia para manter uma rotina laboral saudável.
Mesmo que o atendimento em call center pareça ser uma atividade relativamente simples, é preciso levar em consideração dois fatores:
1 Colaboradores da área passam a maior parte do tempo de trabalho sentados
Hoje, as pessoas passam, em média, 7,5 horas sentadas durante o expediente e essa prática, além de gerar dores musculares e nas costas, pode levar a problemas de saúde mais graves, como cardíacos, obesidade, diabete e doenças cardiovasculares. Cabe destacar que, segundo o ranking de auxílios-doença concedidos pelo INSS, a dor nas costas é a doença que mais afasta trabalhadores no Brasil por mais de 15 dias.
2 Colaboradores fazem movimento repetitivos ao longo do expediente
Os colaboradores em um call center atendem o telefone e digitam no computador de modo contínuo, e essas são operações que levam a inflamações nos tendões, por exemplo.
Pode-se perceber, então, que estes trabalhadores exercem tarefas que podem trazer prejuízos para a saúde se não são realizadas com os devidos cuidados ergonômicos. Os repousos e pausas obrigatórias podem diminuir as chances de problemas com doenças ocupacionais. Porém, muitas vezes, não são suficientes. É preciso contar com móveis e utensílios ergonômicos. Existem diversas opções para compor o ambiente de trabalho e torná-lo ainda mais saudável para os colaboradores de call center. Confira, a seguir, algumas dicas bem importantes:
• Invista em cadeiras adequadas: No caso da operação em call center, é preciso usar cadeiras que ofereçam excelente ergonomia para ajudar o profissional a manter uma boa postura e não sofrer com dores nas costas, por exemplo. A NR17 dispõe sobre o mobiliário para operações de call center: entre outras especificações, os assentos devem ter apoio em cinco pés com rodízios (portanto, esqueça as cadeiras fixas), as superfícies em que ocorre contato corporal devem ser estofadas e revestidas com material que permita a perspiração. Devem ainda ter apoio regulável para os braços e encosto ajustável em altura e em sentido antero-posterior, com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.
• Mesas devem propiciar conforto: As mesas precisam ter a altura ideal para apoiar o computador e não deixar o colaborador desconfortável durante a jornada de trabalho. Ou seja, elas precisam estar alinhadas com as seguintes medidas: altura de 54 cm para mulheres mais baixas a 74 cm para homens mais altos, levando em consideração a altura média padrão de uma cadeira, que varia entre 47 e 57 cm de altura.
• Iluminação requer cuidado: A iluminação é um ponto muito importante para se prestar atenção, mantendo o local de trabalho com a luz ideal, que permita o bom desempenho das tarefas cotidianas. Más condições de luminosidade podem ser altamente prejudiciais à saúde dos colaboradores, podendo causar fadiga ocular, dores de cabeça e até no corpo em função da postura incorreta para melhor visualizar telas e documentos em um ambiente mal iluminado.
• Outros acessórios: É preciso não somente utilizar as cadeiras com apoios adequados, que mantêm a postura em um ângulo de 90º, mas também contar com suporte para notebook, apoio de punho para teclado, apoio para os pés e outros acessórios, como um mousepad ergonômico. Tudo para propiciar um local de trabalho confortável e saudável.
E então, essas dicas são úteis para você? Continue acompanhando o nosso blog para ter sempre informações relevantes. Entre em contato para saber mais sobre como a ergonomia pode ajudar você a melhorar a rotina de trabalho dos seus colaboradores.
Author: Prolabore
Tags: ambiente de trabalho, ergonomia no trabalho, qualidade de vida