5 abr

Como evitar que a dor nas costas afete a produtividade no trabalho

As dores nas costas são queixas recorrentes da população brasileira e mundial. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% das pessoas no mundo sofrem com lombalgia, principalmente causada pela falta de postura.

Diante disso, o assunto é levado cada vez mais a sério. Por isso é necessário prestar atenção no ambiente de trabalho e analisar se o mesmo está preparado para manter a segurança no dia a dia do colaborador.

 

Ajuste dos assentos

A melhor maneira de evitar as dores, é por meio da ergonomia. No escritório, opte por cadeiras com ajuste de altura (trabalhador deve ficar com os pés totalmentes no chão), apoio para os braços e encostos firmes para dar sustento à lombar.

 

Alongamento

Ficar parado muito tempo é não é nada saudável. Por isso, entre uma atividade e outra, é aconselhável alongar os membros para trabalhar os músculos. Esses exercícios, se feitos regularmente, ajudam a diminuir a tensão, aumentam a capacidade de concentração e ativam a circulação sanguínea.

 

Posição do pescoço e dos ombros

O pescoço e os ombros têm papel fundamental na saúde das costas. Logo, o ambiente de trabalho deve estar equipado para mantê-los confortáveis. A cabeça precisa ficar reta, com uma distância entre 50 e 70 cm da tela para evitar distensões musculares. Juntamente, os ombros devem estar suavemente para trás, evitando a contorção muscular. Para isso, equipar o escritório com suportes de computador e apoio de antebraços é uma boa alternativa.

 

Pés e joelhos

O pés devem estar sempre bem posicionados no chão. Afinal, eles são os sustentadores de todo o corpo. Além disso, os joelhos devem formar um ângulo de 90° para evitar sobrepeso. Outra prática é não ficar com as pernas cruzadas, pois isso aumenta a pressão sobre a coluna e intensifica a dor. Nesse contexto, apoios para os pés ajudam a cuidar melhor das costas.

Depois dessas dicas ficou mais fácil montar ou reformular o seu escritório.?Para isso, conheça os produtos da Prolabore para um ambiente de trabalho saudável e promissor.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

5 ago

“Efeito smartphone” prejudica a coluna

O uso excessivo desses aparelhos pode causar danos que vão desde dores de cabeça e no couro cabeludo até desvios de postura vertebral.

Leia mais
10 set

3 dicas para evitar a má circulação do sangue

Você sabia que hábitos diários podem causar má circulação? Para ajudar o fluxo correto do sangue, há algumas dicas essenciais para o dia a dia.

Leia mais
30 jun

3 dores causadas pela falta de ergonomia no trabalho – e como resolvê-las

Móveis mal projetados e ausência de ergonomia no trabalho causam problemas no ambiente profissional. Mas, reunimos 3 maneiras de resolvê-las.

Leia mais