29 mar

Como planejar um escritório com ergonomia?

Planejar um escritório parece tarefa simples, mas não se engane. Na hora de selecionar o mobiliário a beleza não deve ser prioridade. Como já visto no artigo Ergonomia é a chave para evitar as principais causas de afastamento do trabalho, é importante levar em conta o conforto e bem-estar do ambiente. Para te ajudar nesse processo montamos um passo a passo com algumas dicas para montar um espaço bonito e eficiente.

 

  1. Conheça o espaço: Antes mesmo da mobília é importante que você conheça o espaço que possui. É preciso pensar bem na distribuição dos móveis, pois o projeto deverá levar em conta, além de itens básicos como a quantidade de estações de trabalho, a comodidade de circulação, a incidência de luz nas telas de computador, a facilidade de acesso à locais de armazenamento, etc.
  2. Iluminação: A iluminação é outro fator determinante no conforto do seu ambiente. Luz de mais ou de menos são problemas graves de ergonomia e podem prejudicar a saúde de quem usa o ambiente. É importante levar em conta a incidência de luz solar, a necessidade de utilização de cortinas, o uso de iluminação artificial direta ou indireta.
  3. Mobiliário: Depois do reconhecimento do local, a escolha do mobiliário é o processo mais importante. Isso é porque a maioria das pessoas tende a optar pela estética em vez da funcionalidade. Ter um ambiente atraente é interessante, mas o que vai determinar a produtividade é o conforto gerado por ele. Por isso opte por móveis ergonômicos. Esse móveis são pensados justamente visando o bem-estar do trabalhador.

 

Escolhendo a mobília

Mesas: As mesas ou bancadas devem ter sua finalidade levada em conta durante a escolha. Considere que os funcionários passarão horas utilizando-a, por isso conte mesas com regulagem de altura ou medidas de forma a evitar a má postura de quem irá utilizá-la.

Cadeiras: Cadeiras com regulagem de altura, apoio de braço e inclinação ajustáveis são a melhor opção. Lembre-se que se for montar um escritório coletivo você terá que lidar com diferentes biotipos e o ideal é que seus equipamentos possam se ajustar a necessidade das pessoas a fim de evitar lesões.

Equipamentos de auxílio: Se você está planejando pensando em economia a longo prazo e conforto, deve considerar usar de outros equipamentos ergonômicos, como mouse pads e descanso para os pés. Os mousepads ergonômicos são fundamentais para que passa o dia mexendo em computador. Ele serve de apoio, deixando a mão em uma posição mais confortável e prevenindo e até mesmo diminuindo dores de doenças como a tendinite. Já os descanso de pés ajudam a manter a postura adequada, evitando a temida dor nas costas, que é um dos principais motivos de afastamento dos trabalhadores do ambiente de trabalho, segundo a Previdência Social. Elevações para telas de computadores e notebooks e apoio para os punhos em frente ao teclado também devem ser pensando visando a saúde do colaboradores.

 

A Pro-labore trabalha com os melhores equipamentos ergonômicos pensados na sua saúde e de seus funcionários. Acesse o site e confira os produtos que farão diferença na sua qualidade de vida.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

15 set

3 medidas para construir o ambiente de trabalho ideal

O que caracteriza um ambiente profissional ideal para se trabalhar? Como criar um espaço onde os funcionários sintam-se bem para exercer suas funções?

Leia mais
4 nov

3 riscos para a saúde do trabalhador em um escritório não ergonômico

Os problemas vão desde dores na coluna a problemas de fertilidade

Leia mais
2 set

5 dicas para ter um ambiente de trabalho saudável

As pessoas que ocupam o mesmo espaço de trabalho têm opiniões e necessidades diferentes

Leia mais