12 jan

Ergonomia é a chave para evitar as principais causas de afastamento do trabalho

Passamos cada vez mais tempo no trabalho. Realizando tarefas repetitivas, passando muitas horas sentados ou em pé, digitando ou falando exaustivamente. Esses, entre outros fatores, são as principais causas das doenças laborais, que todo ano causam o afastamento de milhares de trabalhadores.

Essas doenças são silenciosas, podendo levar até 15 anos para se manifestar, mas podem ser evitadas com uma solução simples: ergonomia. Confira abaixo quais são as principais doenças laborais e como combatê-las com soluções simples de ergonomia.

 

1 Lesões por Esforço Repetitivo (LER/DORT)

 

As Lesões por Esforço Repetitivo são uma verdade uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias. Elas afetam músculos, nervos e tendões dos membros superiores e também sobrecarregam o sistema musculoesquelético.

Como evitar 

As LER/DORT podem ser evitadas com a adequação do ambiente de trabalho, como mousepads ergonômicos, descanso para os pés, cadeiras de altura ajustáveis a fim de manter a postura, etc. É importante também estar atento às pausas regulares para descansar os músculos e evitar o estresse.

 

2 Doenças psicossociais

Doenças como depressão, ansiedade e estresse são problemas cada vez mais comuns em ambientes de trabalho. É causada por fatores como sobrecarga de trabalho e interações inadequadas entre colegas (como assédio moral, por exemplo).

Como evitar

Evitar essas doenças envolve muito mais do que equipamentos, mas a mobília adequada ao trabalho auxilia no conforto e reduz a exposição do trabalhador a situações de desconforto. Criar ambientes de descompressão também pode ser uma medida paliativa para o problema.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

6 out

10 dicas de ergonomia para quem trabalha com computador

São procedimento e hábitos simples, mas que podem fazer a diferença na prevenção de uma série de lesões.

Leia mais
6 set

7 princípios básicos da ergonomia

Cuidados com as condições do ambiente, equipamentos e ferramentas e possíveis riscos à saúde são apenas alguns desses princípios. Saiba mais neste artigo.

Leia mais
2 dez

Aumente a produtividade da sua empresa, aposte na ergonomia

Invista em móveis que auxiliam no desempenho da equipe

Leia mais