O que considerar na hora de escolher os móveis para escritório?
Escolher o mobiliário completo para compor o ambiente de trabalho e definir os móveis corretos pode ser um desafio. Antes de mais nada, é preciso identificar quais são as necessidades do local. Saber o que precisa ser feito para alocar o número de pessoas certo, por exemplo, para depois começar a distribuir os móveis e utensílios organicamente. No entanto, um dos fatores essenciais, que deve ter a sua atenção neste momento, é a ergonomia. Todo o espaço precisa ser pensado de forma ergonômica.
Entre os temas mais importantes a serem considerados em uma situação de decisão – junto da ergonomia – estão: espaço e ambientação, a identidade da empresa, a quantidade de pessoas e o orçamento. Veja, a seguir, porque cada um deles deve entrar na sua lista de prioridades e saiba qual a importância de montar e organizar o ambiente de forma ergonômica.
Ergonomia
A ergonomia é o primeiro fator que vamos destacar, afinal, no momento de escolher o mobiliário da empresa é importante pensar em saúde, conforto e segurança. Esses três pontos devem ser os itens em destaque na sua lista. Isso porque sem eles é possível que os colaboradores não se sintam confortáveis durante o expediente e a sua organização sofra prejuízos.
Fazer escolhas ergonômica nada mais é do que saber que aquele móvel escolhido vai atender ao perfil e às necessidades de cada colaborador. Para isso, eles precisam ser confortáveis, mas também muito seguros. E aqui nossa principal dica é: conheça as regras estabelecidas na Norma Regulamentadora (NR 17).
Essa norma visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Por exemplo, ela exige que o mobiliário dos postos de trabalho seja planejado ou adaptado a função do trabalhador.
Depois de conhecer todas as regras é mais fácil fazer escolhas ergonômicas corretas. Entretanto, além de basear-se na NR 17, é importante lembrar da saúde dos colaboradores. Eles precisam ser contemplados com móveis que não prejudiquem o seu corpo e mente. É muito comum que os profissionais sintam desconfortos e dores e se afastem do trabalho por algum tempo devido a uma doença laboral. Portanto, evite qualquer problema para a sua organização apostando em ergonomia.
Espaço e ambientação
Um escritório deve ser muito bem planejado para atender as necessidades criativas e laborais do seu público. O que queremos dizer com isso? Que dependendo do nicho de atuação da empresa, é possível que o ambiente precise ser mais descontraído ou mais sério. Esses são fatores fundamentais e devem ser pensados para acolher os colaboradores, mas também a todos aqueles que vão visitar a sua empresa.
Junto a isso, é importante que os móveis escolhidos estejam de acordo com esses diferentes espaços. Existem mobiliários de diversas cores, modelos e até mesmo formatos que auxiliam não somente a compor o ambiente de maneira funcional, mas deixam ele com “a cara da empresa”.
Porém, gostamos de dizer que a segurança deve vir antes de qualquer outra questão. Então, nesse caso, é preciso preencher o espaço de forma adequada, com todos os móveis e utensílios que a empresa precisa, mas também pensar que eles devem ser muito bem escolhidos para atender a todos os perfis e atividades realizadas no local, bem como o biotipos dos profissionais.
Identidade da empresa
Um dos fatores mais importantes, que ajudam a disseminar um sentimento de pertencimento na empresa, é ter a identidade da marca impressa no ambiente de trabalho. É muito importante que todas as pessoas que circulam neste local se sintam confortáveis e criar uma identidade única para aquele espaço diz muito sobre conforto.
Muitas vezes, as pessoas passam mais horas no trabalho do que em suas próprias casas, então é muito importante valorizar esse ambiente e torná-lo aconchegante, organizado e harmônico. A nossa dica aqui é: eleja os principais valores da sua marca e tente transmiti-los nos móveis do escritório, por exemplo.
Outro exercício interessante é lembrar no momento da escolha do mobiliário o nicho de atuação. Se a sua empresa trabalha com criatividade e tecnologia, ela demanda muita inovação, então é interessante que seja composta por móveis confortáveis e mais descontraídos. Agora, se você atua em uma escritório de advocacia, que exige mais seriedade, é possível que os móveis sejam mais tradicionais, pois eles imprimem mais segurança e confiança. Como você pode ver, é bastante relevante fazer ligação com os valores e a identidade da empresa no momento de fazer as suas escolhas. As chances de acertar e satisfazer seus consumidores e colaboradores são muito maiores.
Quantidade de pessoas
O número de pessoas influencia (e muito) na decisão da escolha dos móveis. Portanto, a nossa aqui dica é: saiba exatamente onde você deseja chegar com a sua empresa, identificando quantos funcionários serão necessários para que você possa abri-la todos os dias. E ainda: entenda que é importante escolher uma mobiliário pensado para atender às características psicofisiológicas dos profissionais. Faça suas escolhas seguindo a Norma Regulamentadora (NR 17).
Orçamento
O orçamento é outro ponto que deve estar em destaque. Além de ter um espaço de trabalho que imprime a identidade da marca e oferece conforto e segurança, é necessário fazer as escolhas certas para o caixa da sua empresa. De nada adianta querer dar passos largos se o seu orçamento não permite grandes mudanças no ambiente de trabalho. É possível escolher móveis ergonômicos e compor o ambiente de forma bastante econômica, basta você encontrar o lugar certo para fazer essa compra.
Faça as melhores escolhas de móveis e utensílios. Continue acompanhando as publicações do blog e conheça as opções de mobiliário da Prolabore.
Author: Prolabore
Tags: ambiente de trabalho, ergonomia no trabalho, móveis ergonômicos